6 dicas para fortalecer sua saúde mental em 2018

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Dedicar tempo e disposição para se atentar à saúde mental é fundamental para uma vida feliz.

 

A chegada de um novo ano é o momento ideal para se definir objetivos para os próximos dias que vem pela frente. Normalmente, metas como ‘ir à academia’, ‘fazer mais exercícios’, ‘alimentar-se melhor’ ganham destaque nas listas de ano novo de muitos. Todavia, além da saúde física do corpo, dedicar tempo e disposição e se atentar à saúde mental também é um ponto fundamental para uma vida feliz.

 

Separamos 6 simples dicas compravadas pela ciência que irão fazer com que você tenha uma vida mental saudável e próspera ao longo de seu 2018.

 

 

1. Dê trégua às dietas

 

Se o seu objetivo é emagrecer, tire de sua lista quaisquer restrições alimentares exageradas. Conforme demonstram pesquisas, dietas restritivas não vão te deixar mais magro. Pelo contrário, a longo prazo, elas acabam gerando um aumento de peso.

 

Além da obsessão pela massa corpórea, pessoas que possuem imagem negativa sobre o próprio corpo tendem a evitar eventos sociais, relações íntimas e a praticar exercícios. Elas também têm maior probabilidade a desenvolver depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental.

 

Por outro lado, pessoas que se dão bem com seus corpos, independentemente de seu peso, costumam apresentar uma vida mental mais positiva, um melhor funcionamento sexual (e mais orgasmos!) e relações românticas mais felizes.

 

 

2. Coma brócolis

 

Sua mãe já dizia e agora a ciência reafirma: coma legumes e verduras. Pessoas que adicionam frutas e vegetais na alimentação têm menores níveis de depressão. Folhas verdes e vegetais, como brócolis, couve-flor, couve e repolho, têm propriedades que também podem ajudar a diminuir o declínio cognitivo humano.

 

 

3. Participe de grupos

 

Fazer parte de uma sociedade e integrar comunidades faz muito bem para os seres humanos. Estar conectado a outras pessoas nos ajuda a lidar com o estresse e diminui as chances de se desenvolver depressão ou ansiedade. Há estudos que indicam que o isolamento social é um grande indicador de morte precoce, mais do que dietas e exercícios físicos – e até mais potente do que de mortes ocasionadas por consumo de cigarro!

 

Participe de comunidades com os mesmos interesses que o seu. Há diversos grupos virtuais que você pode ingressar através de redes sociais e círculos sociais que permeiam sua rotina. 

 

 

4. Mexa-se

 

A prática de exercícios físicos é uma das maneiras mais efetivas de se afastar de depressão, ansiedade, disfunções sexuais e deficiências cognitivas. Não importa se você sair para correr ou passear com seu cachorro – qualquer movimentação é significativa.

 

Para manter o foco e fazer das práticas físicas um hábito, é importante que você encontre um exercício motivador, ou seja, que seja agradável e prazeroso de ser executado e que lhe garanta momentos de socialização.

 

 

5. Esqueça (por um tempinho) o mundo digital

 

Está faltando tempo para se exercitar? Reconsidere, então, o tempo que você está passando no celular, tablet, computador e televisão. Não é preciso abandonar sua série ou videogame favoritos, porém, equilibre as horas de seu dia com diferentes tarefas. Gastar muito de seu tempo com as telas pode agravar a qualidade de seu sono e até abrir brechas para depressão. 

 

 

6. Caso necessário, busque ajuda 

 

Quando sentimos alguma dor física, recorremos a um médico especialista. A saúde mental exige o mesmo cuidado. Considere recorrer a terapeutas, psicólogos e psiquiatras sempre que for necessário.

 

Por último, defina metas que se sejam reais com quem você é e o que deseja. Divida-as em etapas concretas e específicas (como ‘quando’, ‘onde’ e ‘como’, por exemplo) e tome um passo de cada vez. A ciência garante que essa mentalidade irá aumentar suas chances de sucesso para 2018.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana