Orca aprende a falar algumas palavras

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Wikie, de 14 anos, surpreendeu pesquisadores (e sua treinadora).

 

Wikie, uma orca fêmea de 14 anos, vive no aquário Marineland, em Antibes, no sul da França. Ela foi a estrela de um estudo conduzido pela Universidade Complutense, de Madrid – e aprendeu a imitar sons humanos.

 

Ok: talvez ‘imitar’ seja uma palavra forte (confira no vídeo abaixo), mas depois de ser ensinada por sua treinadora, a orca foi capaz de reproduzir palavras como “olá”, “tchau tchau” e “um-dois-três”.

 

 

 

 

Depois de inúmeras tentativas, Wikie conseguiu repetir os comandos de sua treinadora – e é claro que a orca não está demonstrando compreensão do significado das palavras, mas a simples possibilidade de imitar os sons já deixou os pesquisadores surpresos, em mais uma demonstração da inteligência desses parentes dos hipopótamos.

 

O que mais chamou a atenção dos cientistas foi a capacidade que a baleia mostrou em flexibilizar sua capacidade vocal – e de compreender que a treinadora desejava que ela repetisse os sons.

 

Jose Abramsom, um dos pesquisadores, falou à AFP sobre o feito. “Uma das coisas que desencadeou a evolução da inteligência humana foi a habilidade de imitar”, disse.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana