Cegonha viaja 13 mil quilômetros para reencontrar sua parceira

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Todo ano Klepetan reencontra Malena, uma cegonha que foi ferida por caçadores e vive sob os cuidados de um idoso há 25 anos.

 

A história começou há 25 anos, quando Malena, uma cegonha-branca fêmea, foi ferida durante uma caça ilegal na Croácia. Stjepan Vokic, um viúvo de 71 anos, encontrou o pássaro próximo a um lago e o levou para a casa até se recuperar. Percebendo que Malena não seria capaz de migrar no outono junto com as outras cegonhas, o senhorzinho decidiu “adotá-la”: ele construiu um ninho no telhado de sua casa para que ela aproveite o sol croata e outro na garagem, para se aquecer no inverno.

 

Além de ganhar o carinho do novo “pai”, há 16 anos Malena conheceu Klepetan, uma cegonha-branca macho que se tornou seu parceiro. Até hoje, ele percorre 13 mil quilômetros entre a África de Sul e a cidade de Brodski Varos, Croácia, para reencontrá-la toda primavera.

 

Juntos, o casal já botou mais de 50 ovos e virou uma sensação no país. Diversos veículos já cobriram a chegada de Klepetan ao ninho e o casal até se tornou símbolo da luta pela proibição da caça de cegonhas-brancas no Líbano — por onde muitas aves passam para chegar à Europa.

 

A cada ano, Klepetan demora mais para voltar à Croácia, e essa espera não tira apenas o apetite de Malena, como também deixa o povo croata apreensivo, com medo de que o animal tenha sido abatido durante sua viagem. Vokic, no entanto, explica que, conforme, a ave vai ficando mais velha, mais demorada será sua viagem.  Ainda assim, todos torcem para que as cegonhas se reencontrem por muitos anos mais, já que a estimativa de vida delas é de 39 anos.

 

Depois de cada despedida, Malena fica um tanto desanimada por cerca de 10 dias, mas Vokic assegura que a tristeza passa quando a coloca no carro para passear nos prados croatas e pescar alguns peixes.

 

Recentemente, uma companhia de teatro do país adaptou a história para os palcos. A peça Malena e Klepetan fala sobre "amor, lealdade, e a necessidade de coexistência entre humanos e animais".

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana