Trem com diesel descarrila; grupo vê sabotagem

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Composição está carregada com 650 mil litros de óleo diesel. Funcionários da empresa que administra a ferrovia dizem que parafusos foram retirados em ato de vandalismo no trecho urbano da linha férrea em Bauru (SP).

 

Um trem carregado com combustível descarrilou na manhã desta terça-feira (29), na altura do Jardim Guadalajara, em Bauru (SP). O descarrilamento foi provocado por um ato de vandalismo, segundo funcionários da concessionária responsável pela ferrovia.

 

De acordo com os trabalhadores ouvidos pela reportagem da TV TEM, por volta das 8h30 uma pessoa usou uma chave-mestra para tirar os parafusos da talas de ferro que unem um trilho a outro. Sem os parafusos, os trilhos ficaram instáveis, provocando o descarrilamento da composição formada por 10 vagões.

 

O trem está carregado com 650 mil litros de óleo diesel que seriam entregues a distribuidoras em Bauru - parte do combustível que chega à cidade vem de trem.

 

Funcionários da empresa estão no local para fazer o reparo dos trilhos. A previsão é de que o trem possa seguir viagem em aproximadamente duas horas.

 

A polícia tenta identificar quem retirou os parafusos da linha férrea. O autor pode ser enquadrado no crime de perigo de desastre ferroviário, previsto em lei.

 

Em nota, a concessionária confirma o descarrilamento de uma locomotiva, mas não fala em ato de vandalismo ou sabotagem. A nota destaca ainda que "parafusos soltos não comprometem a linha por si, há normas da ABNT parra garantir a segurança, mesmo na ausência de parafusos" e que "a empresa abriu uma sindicância para apurar as causas do descarrilamento", diz a nota.

Compartilhe essa matéria: