Cientistas criam software que prevê o futuro

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Pesquisadores da Alemanha desenvolvem programa que indica quais serão as próximas ações das pessoas a curto prazo.

 

A ciência aperfeiçoa as tecnologias para que consigam prever os próximos passos e ações dos humanos. Cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, por exemplo, desenvolveram um software que prevê o que as pessoas farão nos próximos segundos. "Queremos prever o momento e a duração de atividades minutos ou até mesmo horas antes de acontecerem", disse o pesquisador Jürgen Gall em anúncio do estudo.

 

Parece a premissa do filme Minority Report (2002), em que as autoridades conseguem prever crimes antes que eles aconteçam, mas a ideia é ser uma espécie de autocorretor da vida real, dando indicações de quais seriam as próximas ações das pessoas. 

 

Nos experimentos, os cientistas treinaram o software para prever o que um chef faria. Para isso, eles mostraram vários vídeos de pessoas preparando café-da-manhã e saladas. Em seguida, exibiam uma gravação diferente de alguém fazendo outra refeição e pediam que o software desse seus palpites de quais passos a pessoa tomaria em seguinte para terminar o preparo.

 

 

Quando você vai fazer o que? - Antecipação de Ocorrências Temporais de Atividades (CVPR 2018).

 

 

Os pesquisadores usaram duas abordagens: na primeira, a rede neural artificial do software antecipava quais seriam as próximas etapas do preparo; já a segunda testava várias combinações até chegar nas etapas mais prováveis. "A curto prazo, a precisão do software foi de 40%, mas foi caindo conforme o algoritmo era instigado a prever a longo prazo", afirmou Gall.

 

A equipe apresentará a novidade na IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition em Salt Lake City, nos Estados Unidos, onde espera despertar um interesse maior no assunto.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana