Butantan libera totalidade de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

Publicado por Tv Minas em 16/01/2021 às 14h46

Fonte: Jovem Pan

Órgão questionou número de vacinas que ficarão no Estado de São Paulo para fazer distribuição direta; Ministério da Saúde solicitou entrega emergencial de 6 milhões de doses da Coronavac.

 

O Instituto Butantan, que desenvolve a vacina CoronaVac, de tecnologia chinesa, contra a Covid-19 no Brasil, afirmou nesta sexta-feira, 15, que recebeu o ofício do Ministério da Saúde solicitando 6 milhões de doses do imunizante para distribuição nacional.

 

Em documento assinado pela diretoria da instituição, o órgão afirmou que fará o faturamento e a emissão de notas fiscais das doses, mas questionou a quantidade de vacinas que serão destinadas ao estado de São Paulo. “Entregaremos a totalidade das doses requeridas; e solicitamos que V. Senhoria nos informe o quantitativo a ser destinado ao Estado de São Paulo para que o mesmo seja entregue diretamente ao CDL-SES-SP como de praxe para as demais vacinas produzidas pelo Instituto Butantan”, afirmou.

 

As doses da CoronaVac prontas no Brasil estão armazenadas no Estado de São Paulo, que também é o mantenedor do Instituto Butantan. Em nota, o órgão afirmou que é de praxe que parte das doses fiquem no estado mais populoso do Brasil, que também tem o maior número de casos e mortes da doença.

 

“Isso acontece, por exemplo, com a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe”, diz trecho de comunicado. O ofício também afirma que a disponibilização das doses será feita assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceder a autorização para uso emergencial do imunizante no Brasil. Na tarde desta quarta, o governo de SP anunciou que já tem seis milhões de doses prontas. Dessas, 4,5 milhões estão rotuladas e teriam destino ao Governo Federal.

 

 

Patrocinador:

Compartilhe essa matéria: