É golpe! Ministério da Saúde alerta sobre telefonemas para “marcar vacinação”

Publicado por Tv Minas em 19/01/2021 às 17h02

Fonte: Olhar Digital

O Ministério da Saúde lembra que não telefona para marcar vacinação, e que jamais pede confirmação de dados

      
Com a expectativa pelo início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil , surge uma oportunidade para os criminosos usarem sua habilidade de engenharia social para prejudicar cidadãos incautos.

 

O Ministério da Saúde publicou em seu perfil no Facebook um alerta sobre um golpe que usa a vacinação como “isca” para roubar contas em “aplicativos de mensagens”.

 

Segundo a mensagem, os golpistas simulam um agendamento para vacinação contra a Covid-19 e ao final pedem que a vítima informe um “código de confirmação” enviado ao aparelho.

 

Se a vítima fizer isso, estará efetivamente dando aos bandidos acesso à sua conta do WhatsApp ou Telegram. Resumindo, é o velho golpe do WhatsApp com uma cara nova.

 

De posse da conta, os criminosos começam a pedir dinheiro a amigos e parentes na lista de contatos, ou usam informações das conversas para extorsão.

 

Em julho uma tentativa de golpe da falsa vacinação do WhatsApp foi gravada por uma “vítima”, que estava ciente do que estava acontecendo.

 

No áudio, o criminoso não só confirmou o esquema como admitiu que o método pode garantir R$ 20 mil em apenas duas semanas.

 

Ao ouvir todo o protocolo da fraude, a quase vítima pergunta se muitas pessoas caem no esquema. “Se eu fizer 50 ligações no dia, em umas 39 eu consigo [o código]”, diz o golpista

 

O Ministério da Saúde lembra que não telefona para marcar vacinação, e que jamais pede confirmação de dados. A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 deve começar no dia 20 de janeiro.

 

Patrocinador:

Compartilhe essa matéria: