Insumos para produzir Coronavac chegam no dia 3, diz diretor do Butantan

Publicado por Tv Minas em 26/01/2021 às 15h12

Fonte: CNN

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta terça-feira (26) que os insumos para produção da Coronavac no laboratório brasileiro devem chegar ao país no dia 3 de fevereiro.

 

Nesta segunda (25), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia dito que a previsão era até o final dessa semana. 

 

"Os lotes chegarão na próxima semana, em 3 de fevereiro.Temos mais 5.600 litros [de insumos] em processo de liberação, o que, com os 5.400 litros já anunciados, totaliza 11 mil litros. Com essa quantidade, regularizaremos a entrega", disse Dimas em entrevista coletiva. 

 

De acordo com o Instituto Butantan, os 5.400 litros de insumo são suficientes para produzir 8,5 milhões de doses da Coronavac.

 

O diretor disse ainda que o restante dos insumos devem ser importados até abril, o suficiente para produzir as 40 milhões de doses que foram contratadas até o momento. "Existe a possibilidade de um adicional de 54 milhões de doses, mas precisamos da manifestação do Ministério da Saúde", disse.

 

"Na útlima sexta-feira, enviei um ofício pedindo essa manifestação para que possamos planejar essa produção. O quanto antes houver essa definição, o quanto antes iniciamos o planejamento e traremos essa vacina para o Brasil". 

 

Covas ressaltou ainda que o atraso na importação é devido ao "processamento burocrático dos documentos", posição ressaltada pelo embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, que também participou do evento.

 

"Acredito que todos sabemos que [atraso na importação] se trata de questão técnica, não política. As vacinas são uma arma para conter a pandemia e garantir a saúde do povo, não um instrumento político", afirmou Wanming.

 

"A parte chinesa está disposta a manter a cooperação com o governo do Brasil, com o governo de São Paulo e apoiar em conjunto a parceria entre a Sinovac e o Butantan para que a Coronavac contribua ainda mais para o combate à pandemia no Brasil".

 

 

Patrocinador:

Compartilhe essa matéria: