A cor da gema faz toda a diferença!

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: SOS Solteiros

Descubra qual destas gemas de ovos veio realmente de uma galinha saudável.

 

Seja frito, cozido, de gema mole ou dura, e até mesmo cru, o ovo está presente no cardápio de muitos campeões e amantes de uma alimentação parruda.

 

Mas você saberia dizer qual ovo é o mais nutritivo, ou como distinguir qual galinha teve uma alimentação mais saudável, apenas observando a cor da gema?

 

Aparentemente, a coloração dos ovos diz muito mais do que imaginamos e vai além da simples rotulação “ovo de granja” e “ovo caipira”. Um estudo divulgado pelo Mother Earth News diz que galinhas criadas em um habitat natural são mais vigorosas e tendem a produzir ovos com mais proteínas e vitaminas do que galinhas criadas em granja.

 

De acordo com a Dra. Hilary Shallo Thesmar, diretora do Programa de Segurança Alimentar para o Egg Nutrition Center, o que difere as cores das gemas é o processo de alimentação das galinhas.

 

Assim, as penosas que vivem livres, leves e soltas comem insetos, grãos que encontram pelo chão, milho e plantas que possuem xantofila (substância que dá o tom amarelo/laranja à gema), enquanto as aves de cativeiro, segundo o Mother Earth News, comem ingredientes como suplementos de vitaminas A, D3, E, B12, Ácido Fólico, Sal, Óxido de Manganês, Cloreto de Cobre, Óxido de Zinco e muitos outros alimentos industrializados.

 

Mas por que se preocupar com a saúde de uma galinha? Bom, no final das contas, nós comemos os ovos e a saúde delas reflete diretamente na nossa. Ou seja, devemos nos importar com a qualidade de vida das cacarejadoras sim!

 

Conforme uma matéria veiculada pelo site Distractify, os ovos cultivados fora das granjas possuem menos colesterol e gorduras saturadas, mais vitamina A, ômega-3, vitamina E e Betacaroteno. Mesmo assim, empresas como a Nestlé ainda afirmam que a cor da gema está especificamente relacionada com a presença de carotenoides em geral, e que isso não é um indicador de qualidade de nutrientes, contrariando a Dra. Hillary.

 

Em síntese, quanto mais laranja for a gema do ovo, melhor será a qualidade da alimentação da galinha e, consequentemente, melhor será a qualidade do ovo.

 

Se manter a saúde em ordem é uma preocupação diária, procure consumir ovos que não venham de “fazendas industriais” e você potencialmente terá mais qualidade em sabor, textura e nutrientes.

 

É fácil identificar ovos “não industrializados” no mercado. Aqueles que não provém de granja (ovos caipiras) são menores e sua casca é mais rígida, porém, sempre que possível, pergunte ao comerciante/feirante sobre a origem do ovo, o que minimizará suas chances de comprar uma cartela "errada".

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana