Rio dá adeus à Paralimpíada com bonita festa de encerramento

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: TERRA

Maracanã mais uma vez foi palco de um evento que muito mais do que sucesso deixa um legado de inclusão para a Cidade Maravilhosa.

 

Um turbiilhão de sentimentos tomou conta do Maracanã ontem à noite. Afinal de contas, o Rio de Janeiro se despediu para valer do calendário de grandes eventos com o encerramento dos Jogos Paralímpicos. Mesmo com um tom de saudade e fim de festa no ar, a alegria tomou conta do adeus, algo bem típico dos cariocas, que não gostam de tristeza nem na hora do adeus.

 

Se na abertura o tema inclusão foi bem explorado, o fechamento destacou que a Paralimpíada trouxe mais uma vez para o mundo, sobretudo para o Brasil, a mensagem de evolução. Não existe deficiência quando se vê o próximo em condições de igualdade. E isso entrou no DNA do público, que compareceu ao evento ao longo dos 11 dias de disputa.

 

A mensagem estava bem exposta no rosto dos atletas. O nosso porta-bandeira no encerramento, o jogador de futebol de 5 Ricardinho, reflete isso. Com uma grave lesão (ele teve um problema na tíbia), ele quase não disputou a competição. Se recuperou, foi o herói do título.

 

Um momento de emoção foi a homenagem feita ao ciclista iranano Bahman Golbarnezhad, morto durante a realização da prova no sábado passado. Foi a única fatalidade em 11 dias de repleto sucesso na Cidade Maravilhosa. Nuzman, mais uma vez, repetiu o discurso otimista feito no encerramento da Olimpíada. Missão cumprida. 

 

Homenagem ao ciclista iraniano  que morreu durante a competição.

 

Houve espaço para polêmica também. Mesmo sem a presença do presidente Michel Temer, que está em Nova Iorque na assembleia geral da ONU, o protesto apareceu. O guitarrista do Nação Zumbi, Lucio Maia, virou sua guitarra e nela estava a frase "Fora Temer!".

 

Com shows de artistas brasileiros, de Ivete Sangalo ao rock de Adreas Kisser do Sepultura, a mensagem final foi que o Brasil aprendeu a ser um país mais inclusivo. E que esse legado deixado pela Paralimpíada seja o tom do nosso cotidiano. O clima olímpico e paralímpico deixará saudades. Tanto que mais uma vez a chuva apareceu. Realmente foi difícil segurar as lágrimas após um agosto e setembro repletos de emoção.

 

Ivete Sangalo está sempre presente em eventos esportivos.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana