Quantas bananas precisariam ser comidas para levar à morte?

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Há alguns anos, existe uma teoria de que comer bananas em excesso pode levar à morte.

 

A afirmação surgiu por conta da grande quantidade de potássio presente na fruta, que quando consumido em excesso, pode ser perigoso aos seres humanos. Os teóricos mais extremos acreditam que seis é o limite absoluto, e sete pode levar uma pessoa à zona de perigo – para pessoas mais sensíveis ao potássio. Outros definem um número diferente, mas todos os especialistas acreditam que a banana pode ser uma fruta mortal.

 

É possível encontrar inúmero relatos, na internet, de pessoas que “conhecem” pessoas que morreram por comer bananas em excesso – em uma espécie de “lenda urbana”. Alguns portais de saúde advertem que comer “mais de uma dúzia de bananas por dia” pode levar a uma diálise de emergência, para a retirada de potássio dos rins.

 

Porém, apesar de tantas teorias e relatos duvidosos, é fisicamente impossível consumir uma dose fatal de bananas. Uma banana contém cerca de 400mg de potássio, sendo que precisamos de mais do que dez vezes este valor, cerca de 4.800mg para termos boa saúde. O potássio é bom para os seres humanos, mantendo a saúde do coração, rins, sangue e sistema nervoso. Em doses ultra-excessivas, o potássio diminui os batimentos cardíacos e leva à insuficiência renal, por isso ele é usado na injeção letal.

 

Mas, uma pessoa normal e saudável não poderia obter uma dose letal de potássio através do consumo, e certamente não através de algumas bananas. Para consumir uma dose fatal de bananas, seria preciso comer 400 unidades da fruta, de acordo com Catherine Collins, nutricionista do Kings College London, em entrevista ao canal BBC, na Inglaterra. E isso tudo ao mesmo tempo, o que seria impossível.

 

Seus intestinos também teriam de ser capazes de absorver todo o potássio das bananas naquele instante, e seus rins, que são muito eficazes no processamento de potássio, teria que parar de trabalhar. Em suma, não é possível comer uma dose fatal de bananas, a não ser que a pessoa sofra de insuficiência renal e não está em diálise.

 

Há um outro mito sobre a radioatividade das bananas, mas não deve ser levado em conta. Praticamente tudo é radioativo, e bananas, como a maioria dos alimentos, contêm uma quantidade mínima de radiação. De acordo com dados do portal Quora, seria preciso comer 10 milhões de bananas de uma só vez para morrer por envenenamento radioativo. Também seria possível experimentar sintomas crônicos por comer 274 bananas por dia, durante sete anos.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana