Mais 4 escolas são ocupadas em protesto contra PEC 241 no Sul de Minas

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Pelo menos oito escolas estão ocupadas nesta segunda-feira (24). Movimento é contra proposta que altera o teto dos gastos públicos no país.

Matéria extraída do G1

 

Pelo menos nove escolas do Sul de Minas estão ocupadas por estudantes nesta segunda-feira (24) como parte de um movimento nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos.

 

Pela manhã, alunos de duas escolas de Alfenas, uma de Virgínia e uma de São Lourenço aderiram ao protesto.

 

Em Alfenas, uma greve dos estudantes foi anunciada no campus da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e na Escola Estadual Dr. Napoleão Salles, há ocupação do prédio. Cartazes e faixas contra a PEC foram colocados nas instituições.

 

Já na Escola Estadual Delfim Moreira cerca de 100 estudantes iniciaram a ocupação do prédio. De acordo com o grêmio estudantil, o movimento não tem data para acabar e um cronograma de atividades deve ser montado durante a segunda-feira. Em São Lourenço, a ocupação começou por volta das 5h na Escola Estadual Mário Junqueira Ferraz.

 

Os movimentos de ocupação tentam evitar que o texto da PEC 241 seja votado em segundo turno na Câmara dos Deputados nos dias 24 e 25 de outubro.

 

 

Movimento começou na terça-feira (18)

 

A ocupação de instituições de ensino na região começou na terça-feira (18). A Escola Estadual David Campista, de Poços de Caldas, foi a primeira a ter estudantes acampados, mas uma assembleia, que teve início pela manhã e segue até a noite, vai definir se o movimento continuará nos próximos dias.

 

Na quinta-feira (20), alunos do campus Inconfidentes do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) iniciaram a ocupação do prédio. Na sexta-feira (21), o movimento teve início escolas estaduais Doutor Arlindo Pereira, o Polivalente, de Poços de Caldas, e Rui Barbosa, em Campestre e no campus de Poços de Caldas da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

 

 

Em Varginha

 

Estudantes da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) também anunciaram que vão ocupar o campus Varginha a partir desta segunda-feira. O estudante de economia, Pablo Rabelo, de 24 anos, disse que a decisão foi tomada em assembleia realizada na noite de quinta-feira (20), da qual cerca de 200 pessoas participaram.

 

"Nosso movimento é contra a PEC 241, porque entendemos que vai tirar investimentos da educação e da saúde, e em apoio ao indicativo de greve dos professores da Unifal, que devem parar no dia 9 de novembro", disse Rabelo.

 

 

Em Alfenas, MG, pelo menos duas instituições de ensino têm protestos contra a PEC 241.

Compartilhe essa matéria: