Bombardeio em área controlada pelo EI deixa 100 mortos no Iraque

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: VEJA

Autoridades iraquianas pediram a abertura de uma investigação sobre a operação aérea contra os civis da cidade de Al Qaim.

 

Pelo menos 100 pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas nesta quarta-feira em três ataques aéreos na cidade de Al Qaim, no Iraque, controlada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

 

“Aviões de guerra lançaram três ataques contra diferentes áreas de um mercado da cidade de Al Qaim, situada no oeste da província de Al-Anbar”, disse o deputado Mohammed al Dulaimi, membro do conselho da província de Al Anbar.

 

O porta-voz da coalizão internacional contra o EI, o coronel John L. Dorrian, afirmou em sua conta oficial no Twitter que os aviões da aliança comandada pelos Estados Unidos não lançaram ataques na região no momento do incidente.

 

Al-Dulaimi pediu a formação de uma comissão para investigar o fato, de modo a conhecer a identidade dos equipamentos que causaram o que qualificou de “catástrofe humanitária”.

 

O parlamento provincial de Al-Anbar realizará na quarta-feira uma reunião de urgência para discutir o ocorrido e tomar as medidas necessárias, segundo Al-Dulaimi.

 

O presidente do Congresso dos Deputados iraquiano, Salim al Jabouri, também pediu a abertura de uma investigação sobre o ocorrido e condenou “a operação aérea contra os civis da cidade de Al Qaim, assim como contra os mercados”.

 

Além disso, o político iraquiano responsabilizou o governo pelo sucedido “por este erro” e pediu que tome as medidas necessárias para garantir que os ataques contra civis não se repitam.

 

“Os civis de Al Qaim e de outras localidades do leste de Al-Anbar sofrem há mais de dois anos o assédio e a perseguição sistemática dos terroristas do EI e hoje foram alvo de um bombardeio que acentua seu sofrimento” disse o político iraquiano, antes de exigir a rápida libertação da região.

Compartilhe essa matéria: