Ainda existem piratas?

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Se você é fã da saga “Piratas do Caribe”, estrelada por Johnny Depp no cinema, certamente já se perguntou se os piratas – que no longa são representados por pessoas de aparência peculiar, amantes de rum e que, às vezes usam tapa-olhos – ainda existem.

 

Há de se afirmar que eles ainda estão por aí, mas não da forma como são representados em muitos filmes – com a exceção de “Capitão Phillips”, um drama biográfico estrelado por Tom Hanks que conta a história de um marinheiro que foi mantido como refém por piratas somalis.

 

Logo, se você não viu ainda o filme em questão, basta saber que os piratas modernos não se parecem com os de antigamente. Eles de fato ainda mantêm alguns hábitos passados, que incluem vaguear pelo mar em busca de “tesouros” (não atrás de mapas com coordenadas para grutas fartas de ouros e joias, mas sim de navios mercantes) e por vezes ainda fazem os navegantes de reféns.

 

De acordo com a Organização Marítima Internacional, da ONU, as aéreas mais visadas por estes piratas modernos são as águas entre o Mar Vermelho (entre a África e Ásia) e o Oceano Índico, bem como ao largo do Golfo de Áden e a costa leste da Somália. 

 

Os Estados Unidos, por exemplo, levam os crimes cometidos por piratas muito a sério – especialmente os que envolvem dinheiro perdido entre parceiros comerciais. Punições severas – como prisão perpétua – esperam os corsários que se atrevam a conspirar, sequestrar ou apreender navios em posse de armas.

 

Outros países ainda consideram a pirataria em alto-mar uma ameaça internacional cometida contra a comunidade das nações. Logo, os piratas modernos que forem capturados correm o risco de serem julgados com todo o rigor das leis correspondentes a esse tipo de infração.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana