Seus ouvidos conseguem diferenciar os sons da água quente e fria

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Trata-se de uma habilidade aparentemente insignificante que quase todos nós temos – e alguns sequer tinham conhecimento disso. A verdade é que somos capazes de “ouvir” a temperatura – pelo menos a da água.

 

Se você duvida então assista ao vídeo abaixo, publicado pelo canal de Tom Scott no YouTube. Nele, o apresentador Steve Mouldde monstra a ideia ao despejar água em uma xícara, ocultando a tela, de modo que a presença de vapor não entregue a reposta.

 

 

 

 

Você deve ter notado que é surpreendentemente fácil distinguir qual das duas é quente ou fria. Isso, segundo dito no vídeo, ocorre porque nosso cérebro subconscientemente aprendeu a notar a diferença entre os dois sons por meio de todas as bebidas quentes e frias que ouvimos derramar ao longo de toda nossa vida.

 

Enquanto a maioria de nós sequer considerou a existência de variações, elas de fato existem. Trata-se da viscosidade ou espessura do líquido. Essa ideia, ele demonstra no vídeo com porções quentes e frias de mel. Neste caso, nota-se que o quanto mais quente, menor é a viscosidade do produto.

 

Já a água não tem essa mudança de espessura, mas podemos ouvi-la. De acordo com informações da Science Alert, isso ocorre basicamente porque as moléculas da água fria têm menos energia, e por isso são menos ativas, o que significa que se movem mais devagar, dando essa impressão de “peso” e um som de baixa frequência. A água quente, por outro lado, produz um som mais alto porque suas moléculas se movem mais rapidamente em relação.

 

Essa ideia é particularmente interessante porque a temperatura tem impacto em quase tudo, incluindo o interior de uma geladeira e até mesmo no aquecimento global, mas os cientistas ainda não estão nem perto de descobrir todos os segredos por trás desse fenômeno físico.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana