10 coisas para fazer pelo menos uma vez na vida

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: PecCar

Vivenciar experiências incríveis, contemplar paisagens de tirar o fôlego, ter sensações inexplicáveis, sentir sabores e perfumes que ficam na memória: definitivamente não são coisas que vivemos todos os dias. Porém, algumas delas não são tão difíceis assim de colocar em prática. Um simples passeio também pode ser daquelas coisas para fazer pelo menos uma vez na vida.

 

Se você escolher bem o destino e aproveitar os momentos, uma viagem de carro no fim de semana ou no feriado pode reservar grandes surpresas.

 

 

Veja 10 experiências que estão entre as coisas para fazer pelo menos uma vez na vida

 

Pensando na facilidade e na variedade das experiências, preparamos uma lista com 10 coisas que você precisa fazer pelo menos uma vez na vida. Confira!

 

 

1. Fazer mergulho em Ilhabela

 

 

A maior ilha marítima do Brasil possui mais de 40 praias e, entre elas, algumas das mais bonitas do país. Ilhabela também possui diversos pontos ideias para fazer mergulho, com uma grande diversidade de vida marinha.

 

A beleza no fundo do mar da ilha merece ser contemplada pelo menos uma vez na vida. Em alguns períodos, é possível avistar tartarugas, raias e muitos peixes coloridos em pontos de costa praticamente virgens. Ilhabela fica a aproximadamente 200 km de São Paulo.

 

 

2. Percorrer a Estrada Real de carro

 

 

A Estrada Real é uma antiga rota que reúne quatro caminhos do período colonial brasileiro: Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho do Sabarabuçu. Com um total de mais de 1.400 km, ela cruza pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, passando por municípios, trechos de Mata Atlântica e Cerrado e sítios arqueológicos.

 

Como, em função da distância, é difícil fazer todo o percurso, você pode optar por conhecer um dos quatro caminhos. O Caminho Velho é um dos mais interessantes, pois foi a primeira via oficialmente aberta pela Coroa Portuguesa para ligar o litoral fluminense à região do ouro no interior de Minas. O trajeto tem 710 km e passa por Ouro Preto, Mariana, São João del Rei e Tiradentes. Além de conhecer essas cidades históricas, é possível fazer trilhas e tomar banho de cachoeira pelo caminho.

 

 

3. Ir à festa do vinho

 

 

Quem foi que disse que no Brasil só se toma cerveja e cachaça? No interior de São Paulo é possível encontrar vinícolas e bons vinhos e ainda participar de festas que celebram a famosa bebida do deus Baco.

 

A apenas 60 km de São Paulo, São Roque é conhecida como a “Terra do Vinho” em função do número de adegas no local fundado por imigrantes italianos e portugueses. Para manter a tradição, a cidade realiza a Expo São Roque, com exposição de vinícolas entre os meses de outubro e novembro.

 

Vinhedo também comemora a produção local na Festa da Uva. Na ocasião, em fevereiro, milhares de turistas apaixonados por vinho lotam a cidade localizada a 75 km da capital. Além de degustar a bebida e, é claro, comer uva, você também pode curtir a programação de shows do evento.

 

 

4. Comer biscoito Globo na Praia de Copacabana

 

 

Pegar uma praia em Copacabana certamente está entre as coisas que você tem que fazer pelo menos uma vez na vida. Se o dia de sol e mar contar também com a companhia do famoso biscoito Globo, a experiência será completa.

 

Não foi por acaso que os cariocas defenderam tanto o biscoito nas redes sociais quando, durante os Jogos Olímpicos, o New York Times publicou um artigo criticando o produto. O biscoito Globo virou tradição e é praticamente um patrimônio carioca tão importante quanto o Cristo Redentor. Brincadeiras à parte, as rosquinhas de polvilho, doces ou salgadas, são realmente deliciosas. Vale a pena fazer 430 km de São Paulo até o Rio para prová-las e curtir a cidade.

 

 

5. Acampar no “Paraíso Perdido”

 

 

Se existe um lugar que faz jus ao nome, é este: já imaginou acordar no paraíso? Se você for acampar neste complexo turístico em São João da Glória, Minas Gerais, vai ter essa sensação todas as manhãs.

 

Conhecido como “Paraíso Perdido”, o parque tem quedas de águas cristalinas e quase 20 piscinas naturais. Na área há também um rio que corre entre cânions. É possível fazer belas caminhadas curtindo o clima tranquilo e a paisagem de tirar o fôlego. A cerca de 430 km de São Paulo, o parque fica próximo à Represa de Furnas e à Serra da Canastra.

 

 

6. Apreciar as flores de Holambra

 

 

A “Cidade das Flores” foi fundada por holandeses que chegaram ao Brasil depois da II Guerra Mundial. Localizada a 130 km de São Paulo, Holambra exibe influências da cultura do país de origem de seus fundadores na arquitetura, na gastronomia e principalmente no cultivo das flores.

 

Elas são a grande atração da cidade, sendo tema da maior parte dos eventos do local. Uma das melhores épocas para visitar Holambra é durante o período da Expoflora, maior exposição de flores da América Latina. A mostra reúne 2 mil variedades de flores e acontece normalmente entre agosto e setembro.

 

 

7. Pular carnaval no Rio de Janeiro

 

 

Você pode até não gostar da folia, mas não pode negar que a festa na cidade maravilhosa é famosa em todo o mundo. Por essa razão,  viver a experiência de passar o Carnaval no Rio não podia faltar na lista das coisas para fazer pelo menos uma vez na vida.

 

 

Para conhecer todos os tipos de festa, você pode se dividir entre os desfiles das escolas de samba na Sapucaí e os blocos animados que enchem as ruas da cidade. Não é garantido que você volte para casa sabendo sambar, mas, com certeza, durante a folia não vai conseguir ficar parado.

 

 

8. Tomar banho de mar em Ubatuba

 

 

Não é preciso ir muito longe para encontrar praias paradisíacas e tomar aquele banho de mar inesquecível. Em Ubatuba, a cerca de 230 km de São Paulo, se encontram algumas das praias mais lindas do litoral do Estado. Na Praia do Cedro, o mar é calmo de cor azul esverdeada e a areia é deserta. Depois de uma trilha de 40 minutos, o banho nas piscinas naturais formadas pela água desse lugar completamente preservado vai ser um dos melhores que você já tomou.

 

 

9. Provar o sanduíche de mortadela de São Paulo

 

 

Turista ou habitante, não importa: você precisa provar o lanche mais tradicional de Sampa. O famoso pão com mortadela do “Mercadão”, o Mercado Municipal de São Paulo, pode ter mais de 300 gramas do embutido.

 

Mas não pense que fica só nisso: a mortadela é o “personagem” principal, mas pode ser acompanhado por outros “coadjuvantes” dependendo da preferência do freguês: queijo, cebola, bacon… Provavelmente você vai ir embora bem satisfeito, mas garanto que vai querer repetir a dose em outra oportunidade.

 

 

10. Conhecer um pico da Serra da Mantiqueira

 

 

Esta é para quem acredita que a recompensa é maior quando se combina esforço com aventura. Se você nunca pensou em escalar ou fazer uma trilha para chegar ao topo de uma montanha, converse com alguém que é fã da prática: vamos ver se não surge uma pontinha de curiosidade! Sentir a emoção de chegar ao cume e contemplar uma vista maravilhosa depois de horas de esforço é uma das sensações que todo mundo deveria experimentar uma vez na vida.

 

Que tal se preparar para atacar o Pico do Itaguaré, uma montanha da Serra da Mantiqueira? Ele fica a mais de 2,3 mil metros de altitude na divisa entre Minas e São Paulo, entre as cidades de Cruzeiro, Piquete e Passa Quatro. A trilha tem aproximadamente 11 km (ida e volta) que podem ser feitos em um tempo que varia de 3 a 6 horas, dependendo do ritmo de caminhada. O local fica a cerca de 240 km da capital paulista.

 

 

Por onde você vai começar?

 

Agora que você já está inspirado, é hora de decidir por onde começar os passeios da lista das coisas para fazer pelo menos uma vez na vida. Reordene o elenco de acordo com os seus interesses e programe o próximo fim de semana!

 

Você já viveu alguma dessas experiências ou acrescentaria outras coisas para fazer antes de morrer neste elenco? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana