Brasil conquista onze medalhas no Pan-Americano de Mountain Bike

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: TERRA

Equipe brasileira encerrou sua participação na competição com quatro medalhas de ouro, três pratas e quatro bronzes além da segunda posição no ranking.

 

Com uma apresentação agressiva e muito técnica, os ciclistas brasileiros encerram suas participações no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, que aconteceu nas cidades de Paipa e Boyacá, na Colômbia. A equipe conquistou onze medalhas, sendo quatro ouros, três pratas e quatro bronzes, e ficou com a segunda colocação no ranking, atrás apenas da Seleção da casa. Na prova da elite, os ciclistas Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi fizeram um excelente trabalho em equipe e conquistaram prata e bronze, respectivamente. 

 

- Esse foi um Pan-Americano onde boa parte dos atletas chegaram com antecedência e fizeram uma boa preparação e aclimatação, então isso reflete diretamente nos resultados. O circuito era bastante difícil, técnico, mas acredito que todos estão de parabéns pelo trabalho realizado - comentou Carlos Polazzo, técnico da Seleção. 

 

Chegando de uma maratona de provas na Cape Epic, onde foi considerado um dos grandes destaques da competição - vencendo duas etapas e liderando a prova por cinco dias - Henrique Avancini desembarcou motivado a brigar pela vitória da principal competição continental. Após uma forte largada, a liderança da prova acabou ficando com o argentino Catriel Soto (campeão em 2016) enquanto Avancini e Luis Henrique Cocuzzi trabalharam duro para manter o Brasil com dois atletas no pódio. 

 

Campeão em 2015, o brasileiro entrou na disputa como favorito e desde o início buscou estar entre os líderes. Depois de superar duas quedas durante o percurso, Avancini acabou recuperando o tempo perdido e somou sua décima medalha em Pan-Americanos, terminando com a prata, seguido de Luiz Henrique Cocuzzi com o bronze. A vitória ficou com o argentino Catriel Soto. Guilherme Gotardello terminou na 15ª colocação, Rubens Donizete em 16º, Carlos Olimpio em 18º, Mario Verissimo em 21º e Sherman Trezza em 23º. 

 

"Não esperava chegar tão bem fisicamente, considerando que eu estava competindo em uma prova de oito etapas a uma semana atrás. Mas consegui me adaptar bem a altitude de 2600 metros, fiz uma boa prova, mesmo faltando lucidez em determinados momentos, que acabaram acarretando em dois tombos (terceira e quarta voltas), consegui me recuperar e ficar bem fisicamente para disputar a medalha de prata com o Cocuzzi, que também fez uma excelente prova. Agradeço de coração a torcida de todos e apesar de não conseguir conquistar o ouro podem ter certeza que fiz o meu melhor", declarou Henrique Avancini. 

 

Na prova feminina, Raiza Goulão largou na segunda colocação e brigou pela liderança boa parte do percurso. Mas a partir da terceira volta acabou sofrendo com problemas estomacais e foi perdendo posições, terminando na quinta colocação. A medalha de ouro ficou com a americana Erin Huck, seguida pela Mexicana Daniela Campuzano com a prata, e a argentina Maria Agustina com o bronze. 

 

 

Destaque na Sub-23 

 

Na categoria Sub-23, a Seleção Brasileira também foi destaque com o ciclista José Gabriel, que conquistou a medalha de prata. Gabriel, que por muito pouco não ficou com o ouro, terminou a prova com menos de um minuto de diferença para o campeão, Jose Ulloa, do México. O colombiano San Pietralunga completou o pódio. O Brasil ainda contou com Bruno Lemes na 11ª posição, Mario Couto na 13ª, Edson Resende Junior na 14ª, Erick Bruske na 29ª e Samuel Marotta na 45ª posição. 

 

Entre as mulheres, Karen Olimpio terminou no Top-10 conquistando a sétima colocação. Larissa da Silva ainda finalizou na 13ª posição. A argentina Luciana Roland levou a medalha de ouro, seguida pela mexicana Vega Monica com a prata e a colombiana Mera Leidy com o bronze. 

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana