Por que o sangue é tirado no dedo anelar?

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

O sangue que corre pelo nosso corpo é igual em todas as partes, mas, em geral e para alguns exames (como o de glicemia), ele é tirado sempre no dedo anelar. Decidimos pesquisar a respeito e eis a explicação.

 

O que acontece é bem lógico. As pontas dos dedos são os melhores lugares para tirar sangue porque não têm pelos e apresentam muitos vasos sanguíneos, facilitando bastante o processo.

 

 

Além disso, existem três motivos principais:

 

1. Diminuição do risco de infecção

 

Qualquer perfuração na pele pode provocar uma infecção. O polegar e o mindinho estão diretamente ligados ao punho. Se a infecção começar por aí, pode se propagar para toda a mão. Os outros dedos estão mais isolados por dentro. Se na hora de picar há um processo de infecção, ela ficará localizada, aumentando a possibilidade de que seja rapidamente combatida.

 

 

2. Cura rápida

 

Em comparação com os outros dedos da mão, o dedo anelar se move menos. É por isso que a ’ferida’ se cura mais rapidamente, reduzindo o risco de infecção.

 

 

3. Menos dolorido

 

Em função da menor funcionalidade deste dedo, a pele é mais fina e permite que a agulha perfure mais facilmente, causando menos dor.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana