Beijar alivia a dor, aumenta a imunidade e acelera o metabolismo

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Dia 13 de abril foi o Dia Internacional do Beijo. Pelo mundo inteiro casais apaixonados participam de beijos coletivos, postam fotos e fazem homenagens para a data comemorativa. Mas o que muitos não sabem é que o beijo de língua não é unanimidade no mundo.

 

O pesquisador americano Justin Garcia, junto com sua equipe do Instituto Kinsey, da Universidade de Indiana (EUA), analisou 168 culturas diferentes sobre o costume do beijo de língua. O resultado foi surpreendente: somente 46% aceitam o beijo de língua. Mais da metade não tem o costume de beijar de língua. Em algumas culturas, isso é considerado nojento.

 

Um estudo recente da Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada revelou que em um beijo podemos trocar 80 milhões de bactérias. Mas isso não é, necessariamente, ruim. Para muitos cientistas,  essa transmissão de bactérias via saliva funcionaria como uma vacina natural, nos imunizando suavemente contra os germes.

 

O beijo também pode ser um ótimo remédio contra a dor. A endorfina gerada no ato de beijar tem a propriedade de atuar como redutora da dor.

 

Problemas cardiovasculares também podem ter ajuda com o beijo. Isso porque o aumento da frequência cardíaca ajuda a regular a pressão sanguínea.

 

E beijar pode até ajudar a emagrecer, pois o ato de beijar faz com que queimemos calorias, não só pelo movimento, mas também pelas emoções, que podem acelerar o batimento cardíaco de 70 a 140 pulsações por minuto. Assim, acelera-se o metabolismo e queimam-se mais calorias.

 

O beijo é uma demonstração de carinho, e carinho é sempre benéfico. Cientistas ainda estudam se o beijo é uma característica exclusiva dos seres humanos, já que existem alguns animais com gestos parecidos com beijos – o que não se sabe ainda se é uma característica natural ou uma imitação ao ver o ser humano.

 

Beijo de língua, no rosto, na mão: não importa a cultura, todos são uma demonstração de carinho e amor, que está muito em falta nos dias de hoje. Que tal aproveitar a data para demonstrar seu carinho?

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana