Confirmada a existência do sétimo continente, a Zelândia

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: History

Geólogos confirmaram sua existência no Oceano Pacífico.

 

Após uma análise profunda da crosta terrestre, uma equipe internacional de geólogos acaba de publicar um estudo que confirma a existência de um sétimo continente. O mais novo integrante da geografia mundial recebeu o nome de Zelândia e está localizado a leste da Austrália, abrangendo os territórios da Nova Zelândia e Nova Caledônia. 

 

A Zelândia se estende por 4,9 milhões de km², embora 94% da sua superfície esteja submersa no Oceano Pacífico. Depois de estudar os mapas do fundo do mar, os especialistas chegaram à conclusão de que as placas da região estão unificadas, o que faz com que o território seja classificado como o sétimo continente, uma vez que é separado da Oceania por uma passagem de mar denominada Cato Trough. 

 

Várias amostras e imagens obtidas por satélite reforçam essa nova teoria, que promete revolucionar o estudo geológico da Terra. Além disso, a compreensão do funcionamento das placas tectônicas aportará informações de extrema importância para a detecção precoce de terremotos e outros desastres naturais. 

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana