Menina ensina valor da vida com história do irmão autista

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Em tempos tensos, de atentados terroristas, bombardeios e armas químicas, um livro narrado por uma criança vem para ensinar o valor da vida.

 

Conhecendo cada dia mais seu irmão autista de 7 anos e observando as semelhanças e diferenças, Lalá – de 10 anos – supera limitações e aprende o significado das palavras tolerância, respeito e cuidado com seu semelhante.

 

Ela conta no livro “A Onda Azul, Azul da Cor do Mar” – de forma leve e envolvente – a rotina do Bê. A família das crianças é de Belo Horizonte.

 

“Com muito amor e carinho e com a ajuda dos pais, ela nos mostra como foi percebendo os sinais do irmão e aprendendo a conviver com o jeito diferente dele de se comunicar, brincar e expressar sentimentos”, disse Adriano Machado, pai das crianças, ao site Só Notícia Boa.

 

Em um trecho do livro, Lalá lembra do dia em que a família passeava na praia e o papai falou pra ela:

 

“Sabia que podemos levar coisas boas para as pessoas, igual à onda do mar”? Aí fiquei pensando em uma onda azul, azul da cor do mar. Quando uma pessoa faz um bem e passa este bem para frente, é como uma onda, só que neste caso, em vez de levar conchinhas Lalá, a onda leva coisas boas”.

 

Ela lembra que a mamãe complementou: “Uma das coisas bonitas da vida é cada um ser de um jeito, e com jeitos diferentes aprendemos a ser melhor a cada dia”.

 

“Todos os dias o Bê me faz aprender coisas novas, então todo dia sou de um jeito diferente. Aprendo também que ele não tem que saber o que fazer o tempo todo, mas que ele pode sempre aprender muitas coisas boas comigo.”

 

Lalá conta no livro que quer ser médica e terapeuta para cuidar do irmão e levar coisas boas para quem precisar.

 

 

O autismo

 

 

O livro narra através de relatos de vida e com linguagem simples, como os sintomas do autismo podem ser observados para o diagnóstico precoce do problema.

 

Muitos pais “passam batidos” e chegam tardiamente aos recursos terapêuticos.

 

E a acessibilidade para a comunicação? “Hoje em dia temos muitos recursos para interagir com quem não tem a expressão oral, mas isso é ainda muito desconhecido das pessoas!”, lembra.

 

O livro traz orientações de especialistas de diferentes áreas.

 

 

Apoio

 

“A onda azul” será publicado por meio de um financiamento coletivo, se a meta de R$ 18 mil for alcançada.

 

Até agora a família conseguiu R$ 13.500 na vaquinha coletiva.

 

Para ajudar, clique aqui.

 

Quem colaborar garante antecipadamente o seu exemplar do livro.

 

 

Você pode conferir mais informações na página do projeto no Facebook ou no vídeo abaixo:

 

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana