Brasil ajuda a construir telescópio gigantesco no Chile

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

O Telescópio Gigante Magalhães (Giant Magellan Telescope) será instalado no deserto do Atacama, no Chile, e será muito mais potente que o Hubble.

 

Poucas pessoas sabem, mas o Brasil faz parte do grupo de países que estão construindo o Telescópio Gigante Magalhães (Giant Magellan Telescope ou GMT, em inglês). Ele é o primeiro de uma classe conhecida como "telescópios extremamente grandes". Com um conjunto de sete espelhos de 8 m e 40 cm cada um, os sete espelhos do GMT correspondem a um único espelho de 25 m de diâmetro e serão capazes de explorar o cosmos com definição e sensibilidade sem precedentes.

 

Com um poder coletor 100 vezes maior que o telescópio espacial Hubble, e com imagens 10 vezes mais nítidas, o GMT vai mirar no espaço longínquo para explorar o passado do Universo. Ele será tão potente que poderá "enxergar" até próximo do limite do Big Bang, quando as primeiras estrelas, galáxias e buracos negros estavam se formando.

 

A construção do Telescópio Gigante Magalhães está sendo realziada no deserto do Atacama, junto ao observatório Las Campanas, no Chile. Construir um telescópio como o GMT é um empreendimento monumental. Com um custo estimado em US$ 1 bilhão, o projeto é composto por um consórcio internacional e envolve diversos países: Austrália, Coreia do Sul, Chile, Brasil e universidades dos Estados Unidos.

 

O Brasil é representado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que investiu US$ 40 milhões, o que equivale a 4% do investimento total do projeto. Com isso, os pesquisadores brasileiros terão direito a 4% do tempo de operação do GMT.

 

"O GMT tem uma série de ambições científicas que justificam o investimento e o esforço com que ele está sendo construído. Queremos descobrir, por exemplo, planetas habitáveis e caracterizá-los da melhor forma possível, isto é, descobrir se eles têm água, se eles têm oxigênio em estado livre que são essenciais para que a vida possa se reproduzir. Queremos também descobrir o que ocorreu entre o Big Bang e o Universo", comenta João Steiner, professor no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana