1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher será realizada em Pouso Alegre

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: TV Minas

Encontro debaterá propostas que deverão integrar o Plano Plurianual da Saúde (2018/2021), que norteará as ações da Gestão Municipal do SUS.

Por Wesley Assis

 

O Conselho Municipal de Saúde de Pouso Alegre promoverá no próximo sábado (20) a 1ª Conferência de Saúde da Mulher com o tema central "Saúde das Mulheres: Desafios para a Integridade com Equidade". A conferência acontecerá das 8h às 18h no Anfiteatro da Universidade do Vale Sapucaí (Univás) - Medicina. As inscrições podem ser feitas de 12 a 19 de maio (de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h30, na sede do Conselho de Saúde) e no sábado, 20 de maio, as inscrições serão feitas no local do evento até às 10h.

 

A Conferência de Saúde é o momento em que o poder público estabelece um diálogo direto com a sociedade civil e esta apresenta suas demandas e anseios para juntos construírem uma saúde pública efetiva e com qualidade. Nesta conferência, em especial, a mulher será o foco principal. Com isso, será fortalecida a participação social da mulher, bem como avaliados os cuidados com sua saúde.

 

O principal objetivo é promover um debate qualificado entre todos os entes da sociedade acerca das politicas públicas da saúde da mulher.  Desse debate, serão elencadas propostas de níveis municipal, estadual e nacional para o SUS. As de nível municipal que forem aprovadas durante a conferência deverão integrar o Plano Plurianual da Saúde (2018/2021), que norteará as ações da Gestão Municipal do SUS.

 

Já as de níveis estadual e nacional seguirão para a 1ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, juntamente com a delegação de nosso municipio. Neste ano também teremos a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, 30 anos após a primeira. Neste hiato temporal muito se avançou na conquista de direitos da mulher em busca da igualdade de gêneros. Isso também no SUS, onde houve muitos avanços em relação à saúde da mulher.

 

Porém, ainda é pouco. A mulher necessita que a atenção à sua saúde seja integral, perfazendo todo seu contexto social e humano, seja no papel de mãe, filha, trabalhadora, idosa, ou ainda, que esteja em situação economicamente vulnerável ou de rua. 

 

A Conferência está sendo organizada pelo Conselho de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde. É aberta não somente aos profissionais de saúde, mas a toda população, que pode se inscrever como participante por livre credenciamento, com direito a voz, ou então como delegada(o), representando uma associação, entidade ou movimento social que contemple usuários do SUS.

Compartilhe essa matéria: