Após queda de ponte, passagem alternativa é interditada em Careaçu

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Com excesso de fluxo, estrutura de ponte ficou comprometida; caminhoneiros pedem solução para escoamento da produção.

 

Matéria extraída do G1

 

Há cerca de um mês, a ponte que liga os municípios de São Gonçalo do Sapucaí e Turvolândia desabou quando um caminhão pesado tentou atravessá-la. Com isso, caminhoneiros procuraram outras pontes na região. Uma delas, que fica em Careaçu, se tornou uma das principais passagens, mas em más condições, também precisou ser interditada.

 

Agora caminhoneiros e moradores cobram uma solução para o problema, que já começa a trazer prejuízos para os produtores.

 

A ponte que fica na estrada entre São Gonçalo do Sapucaí e Turvolândia desabou no início do mês quando um caminhão carregado com 25 toneladas de milho tentou atravessar e acabou pendurado. A queda causou reflexos negativos em outras pontes, quando o fluxo de caminhões aumentou.

 

A ponte de Careaçu virou o principal destino pra quem sai de Turvôlandia, Cordislândia e precisa ir pra São Gonçalo ou Pouso Alegre. Com o aumento do fluxo de caminhões, a ponte de Careaçu se tornou perigosa e precisou ser interditada. Quem carrega mais de 15 toneladas tem que encontrar outro caminho.

 

“Essa ponte está com a estrutura muito comprometida, a ferragem está exposta, e é um risco muito grande esses caminhões com excesso de peso passar em cima da ponte. De uma hora pra outra essa ponte pode desabar”, explica o prefeito de Careaçu, Tovar dos Santos Barroso (DEM).

 

Apesar disso, muitos caminhoneiros estão desobedecendo a interdição. O restaurante do empresário Alan Caputo fica na beira da ponte e ele conta que os problemas com a passagem de caminhões só aumentam. “As rachaduras estão iminentes, a olho nu pra todos verem, e além das rachaduras, a altíssima velocidade que eles passam aqui também contribui para o desgaste da ponte.”

 

A ponte foi feita na década de 1950 pra ligar Careaçu às cidades vizinhas como Silvianópolis e Turvôlandia, mas desde que foi construída, há 60 anos, nunca passou por manutenção. Os pilares estão corroídos e é possível até ver as ferragens. Em 2007, uma das abas despencou.

 

“Fui ao DER pra trazer um engenheiro aqui, pra ver se a gente consegue verbas através do Estado de Minas Gerais, porque a gente precisa de dinheiro, de um aporte maior pra fazer essa reforma. A prefeitura sozinha não tem condições de fazer uma obra deste tamanho”, afirma o prefeito.

 

A situação já começa a trazer problemas pra região. Produtores rurais estão preocupados com o escoamento da produção. “Aqui nós estamos praticamente na beira da Fernão Dias, se todo produto que passa nessa ponte for sentido a Pouso Alegre ou Varginha, vai praticamente andar 50 km a mais pra sair na Fernão Dias”, explica o presidente do sindical rural da cidade, Eugênio Ribeiro dos Santos.

 

“Tem que arrumar [a ponte]. Não pode deixar acontecer que nem a outra, aí como é que faz?”, questiona o caminhoneiro José Roberto Couto, que sempre usa o caminho para transporte de mercadorias.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informou que a ponte em Careaçu é de responsabilidade do município, mas que técnicos do DER vão visitar o local nos próximos dias. Já sobre a ponte interditada entre São Gonçalo do Sapucaí e Turvolândia, a informação é de que a Prefeitura de Turvolândia está tentando uma verba junto ao Governo do Estado.

 

 

Com excesso de fluxo, estrutura de ponte em Careaçu ficou comprometida.

 

 

Veja também: Caminhão fica pendurado após ponte quebrar no Sul de Minas​

Compartilhe essa matéria: