Cientistas da IBM conseguem armazenar 330 TB de dados em fita cassete

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: Techtudo

Recorde foi atingido após a criação de novas tecnologias para armazenamento.

 

Uma equipe de cientistas da IBM bateu o recorde mundial de armazenamento em fitas, após conseguir salvar 330 TB em uma fita cassete especial, que permitiu a gravação de cerca de 201 bilhões de bits por polegada quadrada.

 

A mídia foi desenvolvida pela Sony especificamente para esta tarefa e possui densidade cerca de 20 vezes maior do que os modelos vendidos atualmente. A experiência, segundo a desenvolvedora, indica que as fitas continuam sendo um meio confiável de armazenar dados por longos períodos de tempo.

 

Os pesquisadores precisaram desenvolver novas tecnologias em áreas distintas, como aumentar a densidade da área de gravação. Algumas delas foram úteis para avançar a indústria de fabricação de fitas, um tipo de mídia que foi criada em 1962, quando sua capacidade total era de cerca de 2 MB, e, desde então, é usado para gravar diversos tipos de dados.

 

 

Tecnologia da IBM tornou fitas cassetes mais eficientes para armazenamento.

 

 

A desvantagem da fita cassete como forma de armazenamento é ser uma mídia lenta para recuperação de dados, mas novos processos de fabricação que resultam, inclusive, em um custo menor por terabyte, tornam o formato mais atrativo para armazenar dados a longo prazo, inclusive para serviços na nuvem.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana