Força-tarefa combate sonegação de empresas de medicamentos no Sul de Minas

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Segundo Ministério Público, alvos são empresas instaladas em Poços de Caldas, Betim e Rio Claro.

Matéria extraída do G1

 

Uma operação envolvendo vários órgãos cumpre mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (10) em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Segundo o Ministério Público, a operação "Dose Dupla" investiga a sonegação fiscal praticada por empresas do ramo de medicamentos.

 

Os alvos são duas empresas distribuidoras instaladas nas cidades de Poços de Caldas, Betim e Rio Claro (SP). Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Poços de Caldas.

 

Segundo o MP, estimativas preliminares da Receita Estadual apontam um prejuízo aos cofres públicos superior a R$ 20 milhões. Conforme as investigações, as empresas têm como sócios-proprietários membros de uma mesma família, que estariam simulando operações comerciais entre os estabelecimentos e dificultando o trabalho de fiscalização.

 

Entre as irregularidades já constatadas, conforme o MP, estão a divergência de dados constantes de Documentos Auxiliares de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), o uso de notas paralelas e o aproveitamento de um mesmo documento fiscal para acobertar diversas saídas de mercadorias, além do enquadramento tributário indevido de empresas como "distribuidora hospitalar".
 

Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na matriz e nas filiais das empresas de medicamentos. A força-tarefa é composta pelo Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Fazenda, Polícia Civil e Advocacia-Geral do Estado.

Compartilhe essa matéria: