Merkel diz que ataque a Barcelona é contra "nosso estilo de vida"

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: VEJA

Macron, papa Francisco e Hillary Clinton também se pronunciaram sobre atentado que matou ao menos 14.

 

Angela Merkel afirmou nesta sexta (18) que os atos terroristas na Espanha mostraram “mais uma vez o completo desprezo pela vida humana com o qual o Estado Islâmico opera.” A chanceler da Alemanha descreveu a violência desta quinta (17), em Barcelona e Cambrils, na Catalunha, como uma agressão ao “nosso estilo de vida”. Os ataques deixaram ao menos 14 mortos.

 

“Barcelona significa tantas coisas que compõem nosso modo de vida no mundo livre: beleza, tolerância, joie de vivre, o pacífico encontro de pessoas de todos os país e culturas”, disse. “O terrorismo pode nos trazer horas amargas e profundamente tristes, mas nunca nos derrotar.”

 

 

Repercussão

 

O presidente da França, Emmanuel Macron, transmitiu a solidariedade e afirmou que está disposto a contribuir com “toda a ajuda necessária”. O ministro das Relações Exteriores Jean-Yves Le Drian viajará à cidade para visitar os franceses feridos.

 

O papa Francisco também se pronunciou para condenar a “violência cega” do atentado. Em mensagem dirigida ao arcebispo de Barcelona, cardeal Juan José Omella y Omella, o pontífice expressou “profundo pesar pelo cruel atentado que semeou morte e dor em La Rambla” e oferece suas orações pelas vítimas “que perderam a vida em uma ação tão desumana”.

 

No documento, o líder máximo da Igreja Católica classifica o ato terrorista como “gravíssima ofensa ao Criador”.

 

A ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton publicou mensagem de apoio em seu Twitter: “Barcelona, você tem a nossa determinação e apoio diante desse ataque covarde. Estamos juntos contra o terrorismo onde quer que aconteça”, escreveu.

 

Diversos políticos americanos demonstraram solidariedade, entre eles o presidente, Donald Trump, e o seu antecessor no cargo, Barack Obama.

Compartilhe essa matéria: