Ministério oferece vacina do HPV a pessoas de até 26 anos

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: Saúde Abril

A decisão tem o objetivo de evitar o desperdício de doses que têm prazo de validade para vencer em setembro. Nova medida só vai até mês que vem.

 

Cidades que tenham vacina de HPV com prazo de validade até setembro poderão, a partir do dia 18, aplicá-la em homens e mulheres com até 26 anos. Terminado o estoque que está prestes a vencer, as vacinas deverão voltar a ser administradas apenas para o público-alvo, de 9 a 15 anos.

 

As orientações são do Ministério da Saúde e foram aprovadas ontem (17), em Brasília, durante a reunião com representantes de governo federal, estados e municípios. A medida é de caráter temporário e tem, segundo a pasta, o objetivo de evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques dos municípios.

 

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação é manter o esquema vacinal de duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. As pessoas que tomarem a primeira neste período, excepcionalmente, terão a segunda dose garantida no Sistema Único de Saúde (SUS) no próximo semestre.

 

 

Objetivo longe de ser alcançado

 

O ministério diz que, mesmo com as campanhas de divulgação na mídia sobre a importância da vacina contra o HPV e a disponibilização de vários materiais educativos, as coberturas vacinais continuam abaixo da meta preconizada de 80%.

 

Na faixa etária de 9 a 15 anos, de 2014 até junho deste ano, foram imunizadas com a primeira dose 10,7 milhões de meninas, o que corresponde a 74,7% do total de brasileiras nesta faixa etária. Receberam o esquema vacinal completo, recomendado pelo Ministério da Saúde, 7,1 milhões de meninas, o que corresponde a 47% do público-alvo. Ou seja: a população não está voltando ao posto para ficar 100% protegido do vírus.

 

Já em relação aos meninos, de janeiro a junho deste ano, 853 920 mil adolescentes de 12 a 13 anos se vacinaram com a primeira dose, o que corresponde a 23,6% dos 3,61 milhões de meninos nessa faixa etária.

 

 

Qual a importância de se imunizar?

 

A vacina de HPV foi incluída no Calendário Nacional de Imunização do Ministério da Saúde em 2014. A vacinação é voltada para meninos com idades entre 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos.

 

Segundo o ministério, a vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e trata-se da principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, protege contra os tumores de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, evita mais de 98% das verrugas genitais, condição cheia de estigmas e de difícil tratamento.

 

Homens e mulheres de 9 a 26 anos, vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea e pacientes oncológicos de 9 a 26 anos também fazem parte do público-alvo da vacina. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV rotineiramente. Neles, é necessário aplicar três doses, com intervalo de dois e seis meses entre elas.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana