Bem Estar
Será que estalar os dedos faz mal?

04/11/2017

Um boato que está circulando nas redes sociais alerta para esse hábito. Confira a opinião de um especialista.

 

Apesar do que vem sendo divulgado nas redes sociais, especialmente no Facebook e no WhatsApp, o ato de estalar os dedos, muito comum para algumas pessoas, apesar do barulho gerado, não faz mal para o corpo. Isso é comprovado pelo ortopedista Agnaldo de Oliveira Jr., do complexo hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, que garante não haver nada de prejudicial neste hábito.

 

Essa capacidade de estalar os dedos está associada à hipermobilidade, característica identificada em algumas pessoas. O médico explica que esse fator permite movimentos maiores das articulações, não só dos dedos. "Algumas pessoas têm uma maior flacidez ligamentar, o que possibilita estalar as articulações de todo o corpo, inclusive das mãos e coluna. Isso não é uma doença e, portanto, não causa problemas", assegura o especialista.

 

O incômodo e angustiante barulho é consequência da disposição das juntas (junção entre dois ou mais ossos). De acordo com o ortopedista, quem apresenta maior mobilidade possui uma diferença nas articulações, que, com o movimento, provoca o som.

 

Apesar desse hábito não ser prejudicial, a hipermobilidade é um fator que antecipa o desgaste das articulações, provocando previamente a artrose. Agnaldo Oliveira esclarece que o acompanhamento médico é essencial para garantir uma qualidade de vida melhor.

 

Quando o costume passa a ser acompanhado de dor, é sinal de que algo errado está acontecendo. "Caso haja dor, é preciso procurar um médico, pois pode ser um processo de desgaste. Nos joelhos, por exemplo, é possível detectar um pedaço de cartilagem solta ou uma complicação de menisco", comenta o ortopedista.

Veja Também