Fóssil de dinossauro do tamanho de avião é descoberto na Mongólia

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Ossos de 70 milhões de anos revelam a distribuição dos pterossauros ao redor do planeta.

 

Uma equipe de paleontólogos encontrou fósseis de um pterossauro de 70 milhões de anos na Mongólia. De acordo com o que observaram, o animal — antecessor das aves — tinha o tamanho aproximado de um pequeno avião.

 

Sua espécie ainda não foi identificada, mas o tamanho dos ossos cervicais encontrados já mostram o porte do animal: "Eu imediatamente reconheci que poderia ser um pterossauro e fiquei atônito com seu tamanho gigantesco", disse o paleontólogo Takanobu Tsuihiji, da Universidade de Tóquio, à National Geographic. "Diretamente, voltamos ao local e descobrimos o resto do espécime".

 

O local é uma formação geológica no deserto de Gobi onde muitos fósseis de dinossauros foram descobertos. Até agora, entretanto, um pterossauro nunca havia sido encontrado na área, e por isso os pesquisadores acreditam que os fósseis podem indicar o quanto essas aves do período Cretáceo tardio estavam bem distribuídas pelo mundo.

 

"É uma vértebra realmente grande, e a única coisa comparável é um material da Romênia. Definitivamente está junto com os maiores pterossauros, não há nada como isso na Ásia até agora", afirma o  especialista em pterossauros Mark Witton, da Universidade de Portsmouth.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana