Falta de balsa faz moradores viajarem 70 quilômetros para chegar em Guapé

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Grupo também tem que fazer a travessia de canoa para chegar ao outro lado da margem.

Matéria extraída do G1

 

Moradores dos distritos de Barreirinhos e Araúna, em Guapé, estão enfrentando dificuldades com a falta da travessia de balsa para a cidade. A situação começou há pelo menos três meses, quando as duas balsas pararam de funcionar para serem reformadas.

 

Cerca de 500 pessoas dependem do transporte todos os dias. Com a falta da balsa, os moradores precisam andar cerca de 70 quilômetros por estrada de terra para conseguir chegar até a cidade. A produção agrícola também foi afetada. Cerca de 2,5 mil produtores rurais da região estão enfrentando prejuízos desde que as balsas pararam de funcionar.

 

“O peixe é um produto perecível e ele precisa ser escoado muito rapidamente. Hoje não está havendo essas condições. Então, toda essa volta que o agricultor está fazendo está influenciando no seu lucro. Ele está deixando de ganhar", reclama a secretária do sindicato da Agricultura Familiar, Elizabete Florêncio.

 

A dona de casa Lamarquiana Silva teve que levar os filhos de canoa para conseguir chegar até a cidade. “Dá medo, mas não tem como perder a viagem. Cheguei até aqui agora, então eu tenho que arriscar", conta.

 

 

Moradores estão há pelo menos três meses sem serviço de balsa em Guapé.

 

 

A situação prejudicou até mesmo o turismo. A baixa do nível do lago de Furnas acabou afastando os turistas e a falta das balsas também prejudicou o setor.

 

A Marinha, que é responsável por fiscalizar o transporte de balsa, diz que a vistoria está vencida e que o título de inscrição das embarcações está desatualizado.

 

Segundo o secretário de infraestrutura, Antonio Simoned de Souza, a responsabilidade de regularizar a situação burocrática é da Central Elétrica de Furnas. “Não estamos funcionando por falta de documentação de Furnas, que é a inscrição de navegação e a vistoria obrigatória. A parte da tripulação, que é obrigação da prefeitura, está tudo certo" explica.

 

Por meio de nota, o Sistema Furnas informou que já cumpriu todos os requisitos para a emissão de documentos para que a balsa possa voltar a operar.

Compartilhe essa matéria: