Sul de Minas
Prefeituras criam campanhas para zerar filas por cirurgias de catarata

05/12/2017

Em Pouso Alegre, 600 pacientes devem passar pelo procedimento nesta semana.

Matéria extraída do G1

 

Secretarias de Saúde das três maiores cidades do Sul de Minas estão tentando acabar com a fila de espera por cirurgias de catarata. Em Poços de Caldas e Pouso Alegre, as secretarias já estão atuando para atingir as metas. Em Varginha, uma campanha foi aberta para atender as pessoas que precisam do procedimento e não podem pagar.

 

Uma campanha aberta pela prefeitura de Pouso Alegre deve atender 600 pacientes a partir desta terça-feira (5). Serão três dias de mutirão que vão contar com três médicos cirurgiões e 14 técnicos de enfermagem.

 

Dos atendimentos, metade fez parte do último mutirão, realizado em outubro, e que retornam agora para operar o outro olho.

 

“Nós tínhamos uma fila de cerca de mil pessoas, mas muitas delas já tinham feito ou desistiram de fazer. Das pessoas que nós temos conhecimento na Secretaria de Saúde hoje, todas foram atendidas”, afirma a secretária de Saúde, Silvia Regina Pereira da Silva.

 

As vagas são disponíveis apenas para moradores do município, já que os recursos que custeiam as operações partem da própria prefeitura. As pessoas que possuem o encaminhamento médico e ainda não operaram devem procurar a sede da Secretaria para fazer o cadastro.

 

Em Pouso Alegre, a Secretaria de Saúde fica localizada na Avenida Vicente Simões, 984, bairro Nossa Senhora Aparecida. Mais informações também podem ser encontradas no telefone (35) 2102 9609. As pessoas que querem passar pela cirurgia devem passar pelo médico oftalmologista da prefeitura.

 

 

Prefeitura de Varginha abriu inscrições para moradores da cidade e região que queiram fazer cirurgia de catarata.

 

 

Varginha

 

Um mutirão aberto em outubro deve atender moradores não só da cidade, mas também de alguns municípios da região, como Monsenhor Paulo, Eloí Mendes, Carmo da Cachoeira e Santana da Vargem. A previsão é zerar, em breve, a fila de espera pelo procedimento.

 

As cirurgias estão programadas para acontecer no Hospital Bom Pastor. Ao todo, são oferecidas 500 vagas para quem deseja passar pelo procedimento gratuitamente. De acordo com o secretário de Saúde, Mário Terra, a expectativa é atender o máximo de pessoas possíveis.

 

“A ideia é diminuir a fila, que já está se esgotando. E nós ainda temos vaga e por isso nós estamos nessa campanha para que a gente possa dar esse atendimento”, conta.

 

Em Varginha, quem deseja fazer a cirurgia ainda pode procurar pelo serviço até o dia 31 de dezembro. É só comparecer na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Major Venâncio, 100, no Centro da cidade. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (35) 3690 2213.

 

 

Secretaria de Saúde de Poços de Caldas afirma ter conseguido zerar fila de espera por cirurgia de catarata.

 

 

Poços de Caldas

 

Uma campanha foi aberta exclusivamente para a população da cidade em fevereiro deste ano. Ao todo, 1002 cirurgias foram realizadas em sete meses. Com o número, o secretário de saúde, Carlos Mosconi, garante que não há mais espera pelo procedimento.

 

“Os pacientes estavam ansiosos e muitos já sem esperança de passar pelo tratamento, que tinha tempo de espera de três, até quatro anos. As cirurgias foram realizadas em um hospital próprio, por meio de um convênio com o Cismarpa (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Alto Rio Pardo). As cirurgias foram realizadas em escala mensal e em um prazo de oito meses. Conseguimos zerar a fila, realizando mais de mil cirurgias", afirma.

 

Apesar do número de inscritos para a cirurgia ter chegado a quase 1,5 mil, ele explica que vários pacientes cadastrados não puderam ser contatados por uma série de motivos, como mudança de telefone ou desistência. Agora, a Secretaria de Saúde prevê que o fluxo de atendimentos deva voltar ao normal.

 

“O índice de complicação foi mínimo, sem qualquer consequência negativa. As cirurgias de catarata continuam sendo feitas em Poços, mas agora em um fluxo normal, sem represamento", afirma.

 

Em Poços de Caldas, as pessoas que precisam de mais informações sobre o procedimento podem ir até a sede da Secretaria, na Rua Pará, 284, bairro Centro, ou pelo telefone (35) 3697 5300. Quem não foi localizado para fazer a cirurgia neste ano pode procurar o Cismarpa (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Micro Região Alto Rio Pardo), para ser realocado em novas vagas. O telefone é (35) 3712 3554.

Fonte: G1
Veja Também