Notícias
Novo incêndio deixa 27 mil pessoas desabrigadas na Califórnia

06/12/2017

Chamas avançam rumo às cidade de Santa Paula e Ventura.

 

Menos de dois meses após o incêndio florestal que matou 44 pessoas e é considerado o mais grave dos últimos 84 anos na região, a Califórnia, nos Estados Unidos, enfrenta outra grave queimada. O fogo atingiu o sul do Estado e já forçou cerca de 27.000 pessoas a deixarem suas casas nas cidades de Santa Paula e Ventura. Batizado de Thomas Fire, o incêndio tem causas desconhecidas e começou durante a noite (horário local) em uma área de 50 hectares. O anúncio de desocupação da área foi feito por telefone e com os bombeiros indo de casa em casa.

 

Por causa dos ventos fortes, as chamas estão se espalhando rapidamente e já atingiram mais de 150 construções em 45.000 hectares. Os bombeiros alertaram que não estão conseguindo conter o avanço do fogo e que a única solução em um incêndio com tantos ventos é a desocupação. O fogo está se espalhando na direção de Santa Paula, cidade a 97 quilômetros de Los Angeles.

 

Um bombeiro ficou ferido, informou o corpo de bombeiros de Ventura, e uma pessoa morreu em um acidente de carro enquanto tentava fugir das chamas. Cerca de 8.000 casas já foram esvaziadas, além de uma universidade com cerca de 350 alunos. Por volta de 180.000 pessoas estão sem energia e as escolas da região permancerão fechadas.

 

“As perspectivas de contenção não são boas”, disse o chefe dos bombeiros em Ventura, Mark Lorenzen. “A mãe natureza vai decidir quando teremos a capacidade de contê-lo, porque está avançando rápido”. Segundo ele, mais pessoas ainda poderão ser retiradas de suas casas. Segundo a CNN, este incêndio corresponde a duas vezes o tamanho da ilha de Manhattan.

 

Outro incêndio, provavelmente originado do Thomas Fire, atinge o condado de Los Angeles, segundo informou o chefe-adjunto dos bombeiros na região. Batizado de Check Fire, o fogo já atingiu mais de 4.000 hectares e continua crescendo. As autoridades emitiram uma lista de ruas que devem ser desocupadas.

 

 

Incêndios de outubro

 

Em outubro deste ano uma série de incêndios atingiu o norte da Califórnia. Mais de 20 focos de incêndios cresceram devidos às condições climáticas desfavoráveis, como seca e ventos, e atingiram 245.000 hectares.

 

Mais de 90.000 pessoas foram forçadas a deixar suas casas e estima-se que pelo menos 8.000 construções ficaram destruídas. O fogo deixou 44 pessoas mortas e 185 feridas, no que foi a semana mais mortal envolvendo incêndios florestais nos Estados Unidos. A queimada mais violenta atingiu a cidade de Santa Rosa, no condado de Sonoma.

Fonte: VEJA
Veja Também