Igreja considerada marco histórico do Sul de Minas completa 300 anos

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Igreja matriz de Aiuruoca é mais antiga que a maioria das cidades do Sul de Minas e de que a própria diocese da região, em Campanha.

 

Matéria extraída do G1

 

O dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, comemorado nesta sexta-feira (8), com feriado em várias cidades, traz um motivo especial para a lembrança da data no Sul de Minas Gerais. Os moradores da cidade de Aiuruoca celebram os 300 anos de criação da paróquia que leva o nome da santa e representa um marco na história da região.

 

A Igreja Matriz de Aiuruoca é considerada mais antiga do que a maior parte das cidades do Sul de Minas e até mesmo do que a diocese em Campanha, à qual ela pertence. Em frente à praça da cidade, a paróquia tem uma fachada em três planos e a torre da porta principal, com madeira pintada, lembra épocas diferentes em que sofreu restauração.

 

A mistura da história da paróquia com o Sul de Minas é levada pelo ciclo do ouro no século XVIII. Apesar da comemoração dos 300 anos, os historiadores defendem que a história da religião católica começou ainda antes na região.

 

“A primeira capela foi construída por volta de 1698, com a presença de padres na cidade, mas só aparece nos registros oficiais em 1711. Ela durou até 1740, quando ruiu e assim foi construída a segunda matriz. A igreja atual é a terceira edificação, de 1902. Esta é a terceira unidade, já que a segunda também ruiu. Mas a atual abriga todos os objetos e características da primeira igreja da cidade”, explica o historiador Gilberto Furriel.

 

Por todos os anos de história, segundo o historiador, já passaram pela cidade, considerada a célula mãe da religião católica no Sul de Minas, bispos e alguns padres que eram filhos de inconfidentes mineiros.

 

Para as comemorações deste dia 8, a paróquia recebeu no dia 29 de novembro uma imagem de Nossa Senhora da Conceição do ano de 1700. A imagem veio de Portugal e foi restaurada em São João del-Rei.

 

A igreja preserva características de época e tem uma torre com um nicho onde fica uma imagem de bronze da padroeira. Os quatro altares de madeira são trabalhados com arabescos, medalhões e detalhes na cor dourada. O altar pequeno é feito de mármore, onde fica a nova imagem ao lado de dois anjos.

 

Ao longo desta sexta-feira, além de missa, a paróquia segue a programação de comemorações do terceiro centenário da igreja matriz de Aiuruoca.

Compartilhe essa matéria: