Cirurgia usa técnica de congelamento para retirar tumor dos ossos em MG

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Paciente está em recuperação depois de procedimento realizado no mês de novembro em Pouso Alegre. Técnica congela parte do osso com tumor para reimplantá-lo.

Matéria extraída do G1

 

Uma cirurgia realizada pela primeira vez no Sul de Minas Gerais usou uma técnica que ajudou a retirar o tumor do osso de uma paciente. O Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, foi escolhido para realizar o procedimento conhecido como Frozen Bone, que congela a parte atingida pelo tumor e reimplanta no paciente. A cirurgia aconteceu no mês de novembro.

 

Mayara Oliveira Brandão Pereira, de 26 anos, teve o diagnóstico de câncer no fêmur da perna esquerda, quatro meses após dar à luz. Em um tratamento convencional nestes casos, os médicos iriam retirar uma parte do osso e depois fazer um enxerto ou colocar uma prótese.

 

Mas a equipe do hospital decidiu investir na técnica traduzida como “Osso Congelado”. No procedimento, parte do osso atingido pelo tumor é retirado e a parte doente é descascada. Depois o osso é congelado em nitrogênio líquido em uma temperatura de 174 graus negativos. Depois de 20 minutos, ele é retirado, descongela e é mergulhado em água destilada. O último passo é o reimplante no paciente, com ajuda de placas e parafusos.

 

Segundo os especialistas, o procedimento é inovador por usar parte do próprio paciente e não ter risco de rejeição. Segundo Eugênio César Mendes, o ortopedista que cuida de Mayara, o procedimento é bastante vantajoso.

 

"A vantagem é justamente no tempo do pós-tratamento do câncer, em que o paciente precisa ter várias revisões da prótese. E nesse caso não tem a necessidade de mexer depois que o osso estiver consolidado. O paciente está com o osso normalmente dentro do corpo", explica.

 

A paciente está em recuperação e comemora o resultado da cirurgia. "A minha alegria está imensa, não sei nem como explicar. Foi uma vitória mesmo e hoje estou lutando para viver. A gente tem que lutar para estar viva e estar com os pés juntos no chão, porque foi uma vitória", diz Mayara.

 

O procedimento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a previsão é que novas cirurgias sejam agendadas em breve.

 

 

Médicos fizeram procedimento inédito no Sul de Minas em paciente de Pouso Alegre.

Compartilhe essa matéria: