O que é a reação que deixou bebê com 70% do corpo queimado

Publicado por Tv Minas em 17/09/2021 às 15h13

Fonte: G1

Cirurgião-plástico explica como acontece a condição, chamada de necrólise epidérmica tóxica. Helena, de 1 ano, teve mais de 70% do corpo queimado por causa da condição.

A bebê Helena Cristina, de 1 ano de vida, que teve mais de 70% do corpo coberto por queimaduras após tomar um medicamento anticonvulsivante, está em estado grave e segue, nesta sexta-feira (17), intubada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , em Goiânia, sem previsão de alta. Os médicos avaliaram que ela tem quadro de necrólise epidérmica tóxica (NET), que é uma reação grave e rara, também conhecida como síndromes de Lyell e Steven-Johnson.

O cirurgião-plástico Fabiano Arruda, que supervisiona a unidade de queimados do do Hospital de Urgências Governador Otávio Lages de Siqueira (Hugol), onde Helena está internada, explicou um pouco sobre a condição:

"É uma reação autoimune [em que o corpo produz anticorpos que atacam o próprio corpo] . Os anticorpos reagem 'jogando' a pele para fora. [...] Ela se solta de forma extensa, geralmente de mais de 60% do corpo”.

Helena antes de sofrer reação que deixou parte do corpo coberto por queimaduras  — Foto: Reprodução/Arquivo pessoalHelena antes de sofrer reação que deixou parte do corpo coberto por queimaduras.

O médico explicou que, como a pele se solta, assim como em uma queimadura causada por causas externas, o paciente tem mais tendência à desidratação e outras infecções. Por isso, precisa ficar coberto com os curativos apropriados e sob cuidado intensivo.

“É importante ter um suporte adequado para que o organismo reaja e evolua de forma satisfatória. Com a medicação e com o tempo, o paciente vai se livrando [da substância que causou a reação] e se regenerando”, completou.

Fabiano disse ainda que cada caso evolui de uma forma, mas que, em geral, “é como se fosse uma queimadura superficial, que tem a tendência de ter uma boa evolução”.

Ainda de acordo com o médico, o tratamento é feito, geralmente, com esses curativos para proteger a pele e aplicação de imunoglobulina (uma proteína usada nesse tipo de caso) para “atuar contra os anticorpos e recuperar mais rápido".

Helena Cristina, de 1 ano, está intubada em UTI do Hugol após sofrer queimaduras devido a reação a medicamento — Foto: Reprodução/Arquivo pessoalHelena Cristina, de 1 ano, está intubada em UTI do Hugol após sofrer queimaduras devido a reação a medicamento.

O especialista lembrou que a reação é rara. O G1 questionou sobre a probabilidade de uma episódio como esse acontecer, às 12h15, e aguarda retorno.

Também segundo ele, a situação pode acontecer com pessoas em qualquer idade, não há exames que identifiquem a probabilidade de alguém ter ou não essa resposta e que não há uma substância específica que leva a esse resultado.

“Infelizmente não tem um teste laboratorial para prever esse tipo de situação. Ocorrendo, o primeiro passo é suspender a medicação [que causou a reação] e procurar assistência médica imediatamente”, alertou.

O médico lembrou ainda que, geralmente, é uma reação que evolui rapidamente e que, quando se torna perceptível, a ação autoimune já está acontecendo há algum tempo, por isso é tão importante que não se demore a procurar ajuda.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana