Bebê nasce com mais de 7 kg e bate recorde em seu estado

Publicado por Tv Minas em 20/01/2023 às 16h19

Fonte: R7

Mãe de Angerson descobriu o peso e o tamanho dele um dia antes de dar à luz; a criança está estável e é considerada saudável.

Um recém-nascido, que recebeu o nome de Angerson, se tornou "o maior bebê do estado do Amazonas". Ele veio ao mundo com 7,328 quilos e 59 centímetros na tarde desta quarta-feira (18). Apesar do peso, considerado acima do normal, o estado de saúde da criança é estável e ela está saudável.

A mãe da criança, Cleidiane Santos dos Santos, 27, descobriu o peso e o tamanho do bebê um dia antes de dar à luz, quando deu entrada no Hospital Padre Colombo, do município de Parintins, onde ela mora, a 370 km de Manaus. A princípio, ela, que estava na 40ª semana de gestação, faria apenas uma consulta com a obstetra.

No entanto, por causa do tamanho do bebê, considerado Grande para a Idade Gestacional (GIG), a equipe médica decidiu encaminhar Cleidiane para uma cesárea.

“Eu não esperava essa surpresa, eu pensei que seriam 4 quilos, mas veio com 7 quilos. Quero agradecer à equipe do Hospital Padre Colombo, que está me dando força e me tratando muito bem, desde quando eu entrei aqui. Se não fossem eles, eu não sei o que que seria de mim. Então eu agradeço a cada um”, disse ela em conversa com a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas.

A obstetra Artemisia Pessoa, que coordenou a cesárea, conta que a jovem já tinha passado por algumas situações de risco no pré-natal e, ao fazer o ultrassom e identificar a condição do bebê, os profissionais ofereceram atenção especial e humanizada para garantir que Angerson nascesse da melhor forma possível.

“Ele está recebendo uma assistência intensiva da equipe de neonatologia, que está responsável pelos cuidados", afirmou a médica.

"A gente só tem alegria, satisfação e gratidão por ter dado tudo certo nesse caso, nessa situação de risco, uma situação rara que também acabou surpreendendo a gente, porque a gente estava imaginando até um bebê em torno de 6 quilos, pela ultrassonografia, mas ele ainda superou essa expectativa”, acrescentou.

A família de Angerson precisa de apoio para renovar o enxoval dele. Os profissionais do hospital se juntaram para arrecadar cestas básicas e um novo kit de enxoval. A unidade também receberá doações até o dia em que a mãe e o bebê tiverem alta.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana