Publicado por Tv Minas em 14/03/2023 às 16h20
Minas Gerais recebeu, nesta terça-feira (14), a primeira remessa de imunizantes conta a mpox, ou varíola dos macacos, com 1.101 doses. As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são destinadas à pré e pós-exposição ao vírus monkeypox e indicadas para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, considerados de alto risco para a infecção. Ainda não há data para início da imunização em BH.
Segundo a coordenadora estadual de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, 1.077 doses serão utilizadas para a vacinação pré-exposição. “Esse quantitativo será destinado a imunizar 50% do público-alvo com duas doses. O envio de mais doses dependerá do andamento da vacinação e da demanda local”, explica Josianne.
As outras 24, conforme a coordenadora estadual, serão destinadas à chamada pós-exposição (quando a pessoa teve contato com alguém infectado). “Para esta vacinação, serão disponibilizadas para os municípios que tenham registrado circulação do vírus nas últimas 12 semanas, definido como dez ou mais casos neste período", detalha. Em Minas, apenas BH está inclusa no critério para vacinação pós-exposição definido pelo Ministério.
Distribuição
Após o recebimento na Central Estadual de Rede de Frio, em BH, os imunizantes passam por conferência para depois serem enviados às Unidades Regionais de Saúde, para repasse aos municípios. Nessa segunda (13), a prefeitura de BH já havia informado, por meio de nota, que já tem equipe disponível e insumos e aguarda apenas a disponibilização das doses "para a imediata aplicação do imunizante, tão logo as vacinas cheguem".
A reportagem de O Tempo procurou a SES-MG para saber quantas vacinas serão reservadas para BH e quando estarão disponíveis para a capital e aguarda retorno.
Público-alvo da vacina
A vacina contra mpox é indicada para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, considerados de alto risco. O esquema de vacinação é de duas doses (0,5 ml cada) do imunizante MVA-BN Jynneos, com quatro semanas de intervalo (28 dias) entre elas.
Recomendações
Vacinação pré-exposição
Vacinação pós-exposição
A doença
Mpox ou varíola dos macacos é uma doença causada pelo Monkeypox vírus (MPXV) que se manifesta principalmente por meio de lesões na pele, como manchas, feridas abertas, aparecimento de ínguas geralmente na região das axilas e virilha, além de outros sintomas parecidos com os de uma gripe comum, como febre, dor de cabeça e dores musculares.
É considerada uma doença de baixa letalidade, pois a maior parte dos casos evolui naturalmente para a cura após 21 dias, sem necessidade de internação hospitalar. O contágio ocorre a partir do contato com pele, sangue, fluidos corporais e secreções, como saliva e roupas de cama de pessoas infectadas.
A monkeypox não é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), pois pode infectar qualquer pessoa a partir de contato próximo com indivíduos contaminados.
Por isso, em casos suspeitos de monkeypox, recomenda-se o isolamento imediato.
Monkeypox em Minas
De acordo com o boletim atualizado no último dia 10 (o mais recente divulgado), Minas Gerais registra 619 casos de monkeypox confirmados por exames laboratoriais. Outros 2.457 foram descartados e há 73 casos suspeitos. Até o momento, foram registrados três óbitos pela doença.