Publicado por Tv Minas em 16/09/2023 às 12h38
A história de Yuri Gabriel, de 5 anos, que teve a perna direita recuperada em um hospital na capital paulista após o membro ter sido condenado à amputação em Guarujá, no litoral de São Paulo, ganhou o apoio de milhares de pessoas na web, inclusive nomes famosos como: Carlinhos Maia, Deolane Bezerra, Meno Kabrinha, Charles do Bronxs e os jogadores Lucas Moura e Rodrigo Nestor. O menino está há mais de 40 dias internado em estado grave e corre risco de perder o pé.
O apoio da população não ficou restrito às mensagens, mas em ajuda financeira à família para pagar os gastos no Hospital Israelita Albert Einstein, onde a conta está em R$ 2,3 milhões. Até a publicação da matéria, os pais do garoto já haviam recebido R$ 1,6 milhão em doações.
Kened dos Santos, de 28 anos, e a esposa Tamires Ribeiro, de 22, contaram ter criado uma conta para o filho nas redes sociais para pedir uma "corrente de orações". A história de Yuri acumula mais de 190 mil seguidores.
"Deus colocou pessoas maravilhosas no nosso caminho, podendo nos ajudar financeiramente e carinhosamente com mensagens positivas e orações", disse o pais do menino.
Veja abaixo a repercussão:
Meno Kabrinha, influenciador digital
O influenciador digital Gustavo Henrique Ramos Silva, também conhecido como Meno Kabrinha, que sobreviveu após ser baleado na cabeça durante um assalto em Guarujá (SP), em maio deste ano, pediu para os seguidores ajudarem a causa.
Os pais do menino agradeceram e disseram: "Yuri será um milagre, assim como você".
Raissa Chaddad, atriz
A atriz fez um vídeo chorando e pedindo para as pessoas conhecerem a história do Yuri. "Eu nem gosto de vir aparecer aqui assim, mas o caso do Yuri realmente me tocou", disse Raissa.
Deolane Bezerra, advogada
A advogada também compartilhou o caso nas redes sociais. "Vamos ajudar pessoal".
Charles do Bronxs, lutador de jiu-jitsu
O lutador, que também é de Guarujá (SP), compartilhou uma publicação do pai do menino. "Fala galera, vamos ajudar o Yuri".
Lucas Moura e Rodrigo Nestor, jogadores do São Paulo Futebol Clube
Ao g1, Kened contou que toda a família torce para o São Paulo Futebol Clube e ficou muito feliz com o apoio dos jogadores Lucas Moura e Rodrigo Nestor. Inclusive, ambos disseram à ele que darão uma camisa autografada.
Lucas Moura também fez um convite: "Quando ele tiver alta, já está convidado para visitar o CT do São Paulo e assistir um treino nosso".
Carlinhos Maia, ator e influenciador digital
O influenciador comentou em uma das publicações sobre o caso de Yuri. "Meu Deus!".
Yasmin Santos, cantora
A cantora, que também é de Guarujá (SP), publicou: "Vai dar tudo certo". Além disso, compartilhou um vídeo do pai de Yuri e pediu para os seguidores verem a publicação.
Entenda o caso
Kened, que trabalha como motorista, contou que os problemas começaram quando Yuri pisou de mal jeito no chão após pular do sofá para o colo de um primo no dia 27 de julho. No Hospital Santo Amaro (HSA), em Guarujá (SP), colocaram uma tala "somente por [queixa de] dor".
"Os médicos [na capital] acreditam que o motivo [do problema na perna] pode ter sido a tala, que devem ter colocado muito apertada". Apesar de vibrar com a recuperação, os pais do menino seguem em oração para que o sangue volte a circular no pé da criança.
Os médicos haviam marcado a amputação do pé para a última quarta-feira (13), mas os pais pediram uma semana para ver se o membro dá sinais de melhora. A cirurgia esta marcada para a próxima quarta-feira (20) caso nada mude.
Yuri está com uma trombose em uma artéria da perna direita, que vem sendo tratada com anticoagulante e permanece com um curativo a vácuo da operação, para descompressão.