Publicado por Tv Minas em 18/09/2023 às 09h18
Uma nova e intensa onda de calor está encerrando o inverno no país, e diversas cidades podem experimentar mais uma vez recordes de temperatura para a época à medida que nos aproximamos da primavera, que começa oficialmente no próximo sábado (23), às 3h50 pelo horário de Brasília para a maior parte do país.
Isso porque a atuação de um bloqueio atmosférico impedirá a chegada de frentes frias nos próximos dias, comuns para o período.
Com isso, a maior parte do Brasil terá uma prolongada sequência de dias ensolarados e temperaturas acima do normal para esse período do ano, como aconteceu em agosto.
Além do calor que atinge a maioria dos estados, o Inmet alerta para tempestades no Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul. Faixas do Pará, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Minas Gerais também têm previsão de chuvas intensas neste início de semana.
Áreas e dias mais quentes
Inicialmente, as áreas mais quentes estarão concentradas no Sul do Brasil, embora o calor seja sentido também no Sudeste e no Centro-Oeste.
No meio da semana, o ar quente se deslocará em direção ao centro do país, ganhando ainda mais força na segunda metade da semana.
Segundo os meteorologistas, o ápice de todo esse calor está previsto mesmo para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, com destaque para as capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, quando novos recordes de calor podem ser estabelecidos, segundo a Climatempo.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), exposição a temperaturas acima de 40°C pode causar sintomas graves, como insolação.
Para evitar danos à saúde, é recomendado não ficar exposto ao ar livre durante os horários de maior calor, beber água a cada duas horas e manter a casa fresca.