Risco de rompimento de barragem leva 'alerta máximo ' a cidades de MG

Publicado por Tv Minas em 10/01/2022 às 10h46

'Saiam imediatamente de suas casas', pelo amor de Deus'.

Órgãos de segurança orientaram neste domingo (9/1) para que famílias ribeirinhas que vivem abaixo da Usina do Carioca, na cidade de Pará de Minas, deixem as casas. “Pelo amor de Deus”, pediu um dos voluntários. A barragem está no alerta máximo e o risco se estende a moradores de outras seis cidades da Região Central de Minas: Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.

“Se ela romper, ela vai estourar Carioca, Onça do Pitangui, vai vir nesta reta, vai chegar, na faixa. Vai vir com planta, com tudo, toco, vai lavar tudo isso aqui. Então, pelo amor de Deus, foi orientado, nem os militares poderão ficar aqui mais, é todo mundo subir para parte alta, para baixo de Pitangui, é assim que funciona”, afirmou Edson Souza, coordenador do grupo de resgate G3, de Pitangui.

Barragem da Usina do Carioca pode se romper e atingir Pitangui e Onça do  Pitangui - Horizontes - Hoje em DiaDefesa Civil e a Prefeitura de Pará de Minas alertam sobre risco de rompimento da barragem da usina hidrelétrica do Carioca.

O voluntário cuja frase está no primeiro parágrafo desta reportagem ainda alerta: “Aqui estamos na linha de fogo, a barragem vai descer aqui. Pessoal, por favor, bora para casa, vamos sumir todo mundo”.

A prefeitura de Pará de Minas também publicou, na noite de hoje, um alerta nas redes sociais. Um Centro de Operações foi montado em Carioca. Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil estão no local fazendo monitoramento.

Um ponto de apoio foi montado na localidade de Carioca. A Prefeitura de Pará de Minas, que está fazendo alertas nas redes sociais, diz que a barragem da empresa Santanense apresentou avarias em sua estrutura e corre o risco de se romper.

Caso haja o rompimento, a inundação pode ocorrer em aproximadamente 20 minutos e atingirá os seguintes povoados: Bom Jardim, São João, Brumado, Parte Baixa do Casquilho e Velho do Taipa.

Por meio das redes sociais da prefeitura, o prefeito Elias Diniz afirmou que algumas regiões da parte de baixo do rio já estão inundadas. “Isso é um alerta, não é fake news, pedimos a compreensão das pessoas que estão próximas ao ribeirão do São João para que desocupem suas casas e vão para lugares mais altos na casa de parentes ou pessoas que podem nos ajudar, ou venham para o abrigo que estamos oferecendo.” 

 

Assista aos vídeos:

Compartilhe essa matéria: