Lula se reúne com Zelensky nesta quarta-feira

Publicado por Tv Minas em 18/09/2023 às 15h00

Fonte: R7

Encontro com o presidente ucraniano ocorre após agenda do petista com o presidente dos EUA, Joe Biden, em Nova York.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta quarta-feira (20) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A informação foi confirmada à reportagem por fontes com conhecimento da negociação. A reunião será em Nova York, nos Estados Unidos, após o encontro com o líder norte-americano Joe Biden.

Caso a reunião de fato ocorra, será o primeiro encontro entre Lula e Zelesnky. Os presidentes brasileiro e ucraniano conversaram por telefone em março deste ano. "Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém", afirmou o petista na ocasião.

Zelensky também se manifestou sobre a conversa. "Tive uma ligação telefônica com o presidente do Brasil, Lula. Agradeci pelo apoio à nossa resolução na ONU. Destacamos a importância de defender os princípios da soberania e da integridade territorial dos Estados. Nós também discutimos esforços diplomáticos para trazer a paz de volta à Ucrânia e ao mundo", compartilhou nas redes sociais à época.

A ligação entre o presidente brasileiro e Zelensky foi acertada em fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e pelo chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba. Lula e Vladimir Putin, presidente da Rússia, se falaram por telefone em dezembro do ano passado. O petista já chegou a dizer que o presidente ucraniano é tão culpado pela guerra quanto Putin.

Uma das medidas apresentadas por Lula para cessar a guerra é a formação de um grupo de países amigos com o objetivo de mediar a paz no local. "Renovei a disposição brasileira em contribuir para uma solução pacífica para o conflito, recordando as manifestações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sentido de buscar facilitar a formação de um grupo de países amigos para mediar as negociações", disse o ministro do Itamaraty, Mauro Vieira.

 

Joe Biden

O encontro entre Lula e Zelensky vai ocorrer após a reunião do brasileiro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Neste ano, a assembleia da ONU contará com o anúncio de medida em conjunto do petista com o norte-americano, em torno de uma iniciativa em defesa do trabalho decente.

A matéria faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU em 2015. Entre as ações propostas estão, até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e pessoas com deficiência, e a remuneração igual para trabalho de igual valor.

A primeira vez que ambos se reuniram neste ano ocorreu em fevereiro, em Washington. Depois, em agosto, falaram por telefone sobre preservação ambiental e mudanças climáticas. Eles voltaram a se ver no início deste mês, durante evento paralelo à reunião da cúpula do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia, na Índia.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana