Sonda Perseverance da Nasa envia primeiras fotos coloridas de Marte

Publicado por Tv Minas em 20/02/2021 às 11h27

Fonte: O GLOBO

Imagens mostram superfície rochosa e céu do planeta vermelho

Menos de um dia após a missão bem sucedida do arriscado pouso em Marte, o robô Perseverance da Nasa já mostrou que está trabalhando a todo vapor. Ele enviou suas primeiras imagens coloridas e em alta resolução do planeta vermelho.

Nas fotos já divulgadas pela agência espacial americana é possível ver a superfície rochosa de Marte, mais precisamente a Cratera de Jezero, local onde fica o delta de um rio marciano desaparecido e onde pode haver sinais de vida do passado. Também é possível ver o céu do planeta.

Primeira imagem colorida e em alta resolução enviada pelo Perseverance da Nasa Foto: NASA/JPL-Caltech / via REUTERSPrimeira imagem colorida e em alta resolução enviada pelo Perseverance da Nasa.

Outra imagem registra o momento do pouso do robô na superfície marciana. A manobra de aterrisagem foi considerada a mais difícil já realizada pela Nasa no planeta pelos cientistas da agência americana.

Perseverance descendo para tocar o chão de Marte Foto: NASA/JPL-Caltech / via REUTERSPerseverance descendo para tocar o chão de Marte.

Este é o primeiro rover da Nasa capaz de transmitir imagens em cores e que podem chegar até 8k de resolução. Com 23 câmeras acopladas, o veículo tem a maior capacidade de registro de fotos e vídeos dos robôs já enviados pela agência americana ao planeta.

O objetivo principal da missão de dois anos e que custou US$ 2,7 bilhões é a busca por evidências de que organismos microbianos podem ter florescido em Marte há cerca de 3 bilhões de anos, quando o planeta era mais quente, úmido e presumivelmente mais hospitaleiro à vida.

Uma das rodas do rover Perseverance sobre o chão marciano Foto: HANDOUT / AFPUma das rodas do rover Perseverance sobre o chão marciano.

Maior e mais sofisticado do que qualquer um dos quatro veículos científicos móveis que a Nasa pousou em Marte antes dele, o Perseverance foi projetado para extrair amostras de rochas para análises futuras na Terra — os primeiros espécimes desse tipo coletados pela humanidade em outro planeta.

A missão da Nasa também pretende produzir oxigênio em solo marciano. O experimento vai transformar gás carbônico da atmosfera rarefeita de Marte em oxigênio. Se bem sucedido, o projeto poderá servir para fornecer oxigênio para o consumo dos astronautas que cheguem por lá. Além disso, poderá suprir naves projetadas para fazer o caminho de volta, de Marte para a Terra, algo que, por ora, ainda não tem data para acontecer.

Patrocinador:

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana