Mergulhador encontra espada de 900 anos que pertenceu a cavaleiro das Cruzadas

Publicado por Tv Minas em 24/10/2021 às 10h40

Fonte: O GLOBO

Shlomi Katzin descobriu o objeto raro em perfeitas condições quando mergulhava na praia de Carmel, em Israel.

Um mergulhador encontrou uma espada datada do período das Cruzadas na praia de Carmel, no norte de Israel.

Shlomi Katzin, morador da região, descobriu o objeto no dia 9 de outubro, após a corrente marítima ter remexido a areia no fundo do mar. Ele entregou a espada para a Autoridade de Antiguidades do país (IAI, na sigla em inglês), que revelou a história em comunicado.

Avaliações preliminares apontam que a espada tem 900 anos. A relíquia fabricada em ferro tem um metro de comprimento, com um cabo de 30 centímetros.

"A espada, preservada em perfeitas condições, é um achado lindo e raro e, evidentemente, pertencia a um cavaleiro das Cruzadas”, disse em comunicado Nir Distelfeld, inspetor da Unidade de Prevenção de Roubo do IAI.

Em entrevista ao jornal Times of Israel, o diretor da Unidade de Arqueologia Marinha da IAI, Kobi Sharvit, explicou que a costa de Carmel, onde há muitas enseadas naturais, foi abrigo para navios em tempestades durante anos de atividade marítima na região.

"Essas condições atraíram navios mercantes ao longo dos tempos, deixando para trás ricos achados arqueológicos. A espada recentemente recuperada é apenas um desses achados. A menor tempestade move a areia e revela objetos no fundo do mar, enquanto enterra outros. A popularidade do mergulho aumentou o número de descobertas", ressaltou.

Shlomi Katzin recebeu um certificado de agradecimento por sua boa cidadania e o diretor geral da IAI, Eli Escosido, o elogiou por apresentar a descoberta para as autoridades.

"Cada artefato antigo encontrado nos ajuda a montar o quebra-cabeça histórico da Terra de Israel. Assim que a espada for limpa e avaliada nos laboratórios, garantiremos que ela seja exibida ao público", prometeu em comunicado.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana