106 partidas depois, Cruzeiro pode confirmar acesso após calvário

Publicado por Tv Minas em 21/09/2022 às 13h46

Depois de 106 partidas, time pode confirmar retorno à elite diante do Vasco, no Mineirão

O torcedor do Cruzeiro espera, há mais de dois anos, pelo dia em que poderá comemorar a volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de 106 partidas, terá a primeira oportunidade, nesta quarta-feira, diante do Vasco, às 21h (de Brasília), no Mineirão, em um jogo com ingredientes de elite.

A começar pelo tamanho do jogo para os dois times em suas pretensões na competição. O Cruzeiro pode confirmar a vaga na Série A e seguir a pelo menos 14 pontos do vice-líder, em busca do título já visto como “obrigação” por integrantes do clube, em função da campanha. Para o Vasco, vale pelo menos manter distância para o Londrina, quinto colocado.

O jogo é pela 31ª rodada da Série B, mas trata-se de um dos confrontos mais tradicionais do país. Times que têm duas das grandes torcidas do futebol brasileiro e que já se enfrentaram 80 vezes ao longo da história, com 31 vitórias do Cruzeiro, 28 do Vasco, além de 21 empates.

E o Cruzeiro teve triunfos importantes sobre o rival carioca. Em três dos seis títulos conquistados pelo clube na Copa do Brasil, o Vasco foi deixado para trás no caminho da taça: 1993, 1996 e 2003. Ainda duelaram em 1998, quando a Raposa também levou a melhor na semifinal.

Os dois gigantes também já duelaram seis vezes pela Libertadores da América. Foram dois empates e duas vitórias do Cruzeiro em compromissos da fase de grupos, em 1975 e 2018. Em 1998, os cariocas levaram a melhor nas oitavas de final e terminariam a competição com o título.

Pelo Campeonato Brasileiro, considerando também os torneios do século passado que foram unificados pela CBF, os times jogaram 57 vezes, com 21 vitórias do Cruzeiro, 18 do Vasco e 18 empates. O jogo mais importante foi na semifinal da Taça João Havelange, em 2000. O Vasco avançou e foi campeão, no ano em que o Cruzeiro conquistou a terceira taça da Copa do Brasil.

Neste ano, o Cruzeiro acabou derrotado pelo Vasco no Maracanã, no primeiro turno. Mas venceu Grêmio, Bahia e Sport, no Mineirão, em outros duelos contra campeões brasileiros da elite. No ano passado, a Raposa venceu o time carioca em casa, por 2 a 1, e empatou por 1 a 1 em São Januário.

Torcida do Cruzeiro no Mineirão — Foto: Gustavo Aleixo Torcida do Cruzeiro no Mineirão.

 

Mineirão lotado!

O ambiente esperado para o Mineirão também é digno daquele que o cruzeirense espera viver nos próximos anos, brigando por outros títulos. Cerca de 60 mil torcedores são esperados no Gigante da Pampulha, na primeira oportunidade de acesso da equipe.

A expectativa é de que o Cruzeiro registre o maior público do ano na partida desta quarta. O recorde, até aqui, foi registrado diante do Fluminense, na Copa do Brasil, com 58.844 pessoas no estádio. A tendência é de que a partida registre a maior renda do time na Série B do Campeonato Brasileiro.

O Cruzeiro precisa de uma vitória nos últimos oito jogos para concretizar o acesso à elite. Uma vitória sobre o Vasco, além de confirmar a vaga na Série A 2023, deixa a equipe bem perto do título da Série B. De acordo com analista de números, a tendência é de que 71 pontos garantam a taça.

 
Fonte: Ge

Compartilhe essa matéria: