Operação contra importação ilegal de mercadorias em Pouso Alegre

Publicado por Tv Minas em 16/06/2021 às 11h21

Nova fase da ‘Operação Oriente’, iniciada em 2019, acontece nesta quarta (16), em Pouso Alegre.

A Receita Federal e a Polícia Militar de Minas Gerais fazem uma operação em Pouso Alegre, nesta quarta-feira (16), com o objetivo de combater o comércio de produtos importados de forma irregular.  A nova fase da ‘Operação Oriente’, concentrou em lojas do centro da cidade, algumas delas na Avenida Dr. Lisboa, que vendem produtos vindos de países asiáticos.

Cerca de 35 auditores-fiscais, analistas e servidores administrativos da Receita Federal, além de 28 policiais militares, participam da operação.

A operação foi denominada de “Oriente” tendo em vista que grande parte das mercadorias apreendidas são provenientes da Ásia Oriental. Trata-se de uma operação contínua que começou em Poços de Caldas, no final de 2019.

 

Combate à Concorrência desleal

O delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro explica que “as empresas que são alvo da operação estão importando mercadorias de forma irregular, prejudicando os demais empresários do setor. Principalmente nesse período de pandemia em que os comerciantes enfrentam grandes dificuldades, essa concorrência desleal prejudica os empresários que pagam seus impostos em dia, inclusive, gerando desemprego na região. Os principais beneficiados com essa operação são as empresas que importam seus produtos de forma regular”, afirma o delegado da Receita Federal.

Além disso, a Receita Federal alerta que as referidas empresas não estão cumprindo corretamente suas obrigações, inclusive, oferecendo produtos com um valor menor no mercado, prejudicando o comércio local.

Compartilhe essa matéria: