Criança põe fogo em coberta e casa fica destruída no Sul de Minas

Publicado por Tv Minas em 25/05/2023 às 16h02

Rafaela está grávida do quarto filho e todo enxoval foi queimado, assim como as roupas das crianças e eletrodomésticos da cozinha.

Um incêndio destruiu parte de uma residência no bairro São Camilo, em Pouso Alegre, na tarde desta quarta-feira (24/05). Um quarto, a cozinha e a lavanderia foram totalmente consumidos pelas chamas.

O fogo começou por volta das 15h; o filho mais novo de Rafaela Ribeiro Raimundo, de 3 anos, pegou um isqueiro enquanto ela atendia um carteiro e colocou fogo em um colchão. Rapidamente as chamas se espalharam.

“Foi tudo muito rápido. Com prazo de segundos ele pegou o isqueiro e acabou colocando fogo na coberta do quarto, que foi onde começou o incêndio. De primeira tentei apagar o fogo, mas não consegui, então peguei meu filho e sai pra rua”, contou a mulher em entrevista ao Terra do Mandu.

“A minha preocupação na hora era o botijão de gás, de explodir. A casa é muito antiga, o forro é PVC, plástico, que foi construída há anos atrás. Então o fogo queimou o forro, o telhado veio abaixo e nisso subiu aquela fumaça preta”, completou.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a viatura demorou para chegar na residência, uma vez que o batalhão fica distante. Com isso, vizinhos começaram a ajudar a família como puderam. “O pessoal foi jogando água para não aumentar mais o fogo”, contou.

Muita coisa foi perdida pela família, que agora busca ajuda para poder reconstruir a residência. Além de Rafaela e o filho mais novo, ainda moram na casa o pai dela e outros dois filhos, uma menina de 9 e um menino de 6 anos.

“As principais coisas que a gente mais usa no dia a dia eu perdi, que foi a geladeira, o armário, fogão, a mesa, a máquina, o tanquinho que eu tinha derreteu. O quarto das crianças que é pequeno tinha um guarda-roupa e uma triliche, então o fogo começou na cama debaixo, foi passando de cama a cama, pegou no teto e foi indo, acabou queimando tudo”, falou a mãe.

Para Rafaela, a situação é ainda mais complicada, pois ela está grávida do quarto filho e todo enxoval que estava sendo preparado foi perdido. Ela não trabalha, pois cuida das outras crianças dentro de casa.

“Eu não trabalho, eu fico em casa cuidando das crianças, tenho três e estou grávida de 5 meses. O pouco de coisa que eu comecei a comprar agora para a neném, e o pouco que eu ganhei, perdi tudo no incêndio. Então as crianças ficaram só com a roupa do corpo”, enfatiza a mãe.

Em lágrimas, a mulher contou as dificuldades que sabe que vai enfrentar nas próximas semanas, mas diz que a fé vai ajudá-la a reconstruir sua casa, que teve a estrutura totalmente destruída.

“É difícil, porque as crianças perderam tudo, coisas que a gente demora para conquistar, para conseguir. Aí você vê, do nada, os filhos ficarem só com a roupa do corpo, é complicado. Eu tenho fé que eu vou conseguir”, disse ela, emocionada.

A assistência social do município esteve na residência na manhã desta quinta-feira (25/05) e prestará apoio neste momento difícil que a família está passando. Um pix também foi divulgado para que a família consiga comprar tijolos, cimento e outros materiais que serão necessários para a reconstrução.

“De urgência é mais a roupa das crianças, a fiação da casa toda queimada; estamos sem água, sem luz, porque danificou o encanamento, os fios. Então agora é ir ajeitando; a doação que vier pra gente será bem vinda, de bom coração”, encerrou.

Quem puder ajudar a família pode enviar pelo PIX celular – 35 999293437 – nome Rafaela Ribeiro Raimundo – conta Mercado Pago. O endereço da família é Rua José Ferreira Funchal, 21, bairro São Camilo.

 

Prefeitura emite nota

Em nota divulgada nesta quinta-feira, a prefeitura de Pouso Alegre informou que equipes seguem prestando apoio à família e que a Defesa Civil está avaliando a estrutura do imóvel e das casas vizinhas.

Ainda na nota, a administração afirmou que a equipe do CRAS está oferendo refeições e providenciando roupas para a família. Por fim, lamentou o ocorrido. Veja a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Pouso Alegre informa que assim que informada sobre incêndio ocorrido uma residência no Bairro São Camilo direcionou equipes para o local que seguem prestando apoio à família.

A Defesa Civil está no local avaliando a estrutura do imóvel e das casas vizinhas. A equipe técnica do CRAS também visitou a família, realizou as devidas orientações, disponibilizou o benefício eventual, está oferendo alimentação e providenciando roupas.

Em tempo, a Prefeitura lamenta o ocorrido e segue em acompanhamento e articulação entre a rede socioassistencial e intersetorial para manter o suporte prestando todo auxílio para superação da vulnerabilidade em que se encontra no momento”.

O incêcndio danificou grande parte da residência da família.

Compartilhe essa matéria: