Agência Europeia de Medicamentos inicia revisão contínua da CoronaVac

Publicado por Tv Minas em 04/05/2021 às 11h35

Fonte: G1

As revisões contínuas têm como objetivo acelerar o processo de aprovação de vacinas. EMA avaliará os dados para decidir se os benefícios superam os riscos.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (4) que deu início a uma revisão contínua da vacina CoronaVac contra a Covid-19, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac. Esse é o primeiro passo para um pedido de autorização formal de comercialização na União Europeia.

A EMA avaliará os dados para decidir se os benefícios superam os riscos. A vacina de Sinovac já foi autorizada para uso no Brasil, China, Indonésia e Turquia.

Segundo a nota, a decisão de começar a revisão contínua é baseada em resultados preliminares de estudos laboratoriais (dados não clínicos) e estudos clínicos. “Esses estudos sugerem que a vacina desencadeia a produção de anticorpos que têm como alvo o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, e pode ajudar a proteger contra a doença".

A revisão contínua é uma ferramenta da EMA para acelerar a avalição de um medicamento promissor durante uma emergência de saúde pública. O procedimento permite à agência analisar os dados de segurança e eficácia das vacinas conforme eles são disponibilizados pelos estudos em curso.

Outras três vacinas estão sendo submetidas a uma análise contínua: CureVac, Novavax e Sputnik V.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana