Entenda o que é vaca louca, doença suspeita em BH que interrompeu abate no país

Publicado por Tv Minas em 04/09/2021 às 20h21

Fonte: O TEMPO

Em humanos, o mal chama-se Creutzfeldt-Jakob. Não existe tratamento conhecido.

A suspeita de vaca louca em um animal encontrado em um frigorífico de Belo Horizonte suspendeu o abate de bois em todo o país nesta sexta-feira (3). A produção só vai retornar, conforme previsão do Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), a partir de quarta-feira (8). Mas, afinal, o que é vaca louca e que consequências ela pode trazer aos seres humanos?

Vaca Louca é o nome popular da encefalopatia espongiforme bovina (EEB). A doença afeta o cérebro do animal, provocando descontrole motor. As células morrem, e o cérebro fica com aparência de esponja. A manifestação pode ocorrer também em humanos e em ovinos.

Em ovinos, a doença chama-se "scrapie". Em humanos, chama-se doença de Creutzfeldt-Jakob. Não existe tratamento conhecido. Em ovinos e bovinos, os principais sintomas são agressividade e falta de coordenação. Em humanos há mioclonia (contração muscular) e demência. A contaminação pode ocorrer pela ingestão de carne de animais contaminados.

O primeiro caso da doença foi identificado em 1986 no Reino Unido. Em 1995, um inglês de 19 anos foi a primeira vítima da doença de Creutzfeldt-Jakob cuja origem foi atribuída à ingestão de carne contaminada.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana