Percentual de exames positivos para Covid bate recorde no Hermes Pardini

Publicado por Tv Minas em 11/01/2022 às 10h59

Fonte: O Tempo

Laboratório verificou aumento exponencial na taxa de positividade em todo o país. Hoje, 39% dos testes têm resultado positivo.

O laboratório Hermes Pardini divulgou nesta segunda-feira (10) que o percentual de exames positivos para Covid chegou ao maior patamar desde o início da pandemia. Somente no último dia útil, sexta-feira (7), foram mais de 19 mil exames realizados no Brasil, com uma taxa de positividade de 39%.

De acordo com o laboratório, em apenas 14 dias, em Minas, o volume de testes realizados cresceu 198% e a positividade aumentou 265%, alcançando o percentual de 37%. Em São Paulo, a situação chega a ser mais crítica, pois 45,8% dos exames realizados tiveram resultado positivo para Covid.

No Lustosa, também houve um grande aumento na taxa de postividade. De acordo com o laboratório, na primeira semana de janeiro, foi registrado um crescimento de 171% no número de exames realizados. A taxa de positividade chegou a 28,4%, sendo que na semana anterior era de 10,8%. Um caso de flurona (coinfecção de Covid e Gripe) foi identificado e taxa de positividade para Influenza A ficou em 24,42%.

 

Efeito ômicron

Melissa Valentini, infectologista do Grupo Pardini, relata que o percentual de testes positivos chegou ao menor patamar em dezembro, antes da realização das festas de fim de ano. Teve dia em que apenas 3% dos testes tinham resultado positivo para o coronavírus.

Mas após o Natal e o Réveillon, o cenário mudou rapidamente. “Depois das festas, a gente percebeu um aumento na demanda e, o mais impressionante, um aumento muito rápido no percentual de testes positivos. Hoje estamos com 40% de testes positivos, maior da serie histórica”, afirmou a médica.

Segundo ela, isso deve ser reflexo da chegada da nova variante em território brasileiro. “Isso reflete a presença da variante ômicron, que nós sabemos que é muito mais transmissível, embora aparentemente os dados de gravidade sejam menores. A gente precisa observar isso, pois temos surtos de H3N2, para avaliar como isso vai impactar na nossa rede hospitalar”, diz a médica, recomendando a população a retomar os cuidados, evitando aglomerações e usando uma máscara de qualidade.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana